CLUBES

Galeria de Fotos

Por onde andam os jogadores do São Paulo na final da Copa do Brasil de 2000?

O São Paulo encara o Flamengo neste domingo (17), às 16h, no Maracanã, pelo jogo de ida da final da Copa do Brasil. Esta será a segunda vez que o Tricolor disputa a decisão do torneio nacional. A primeira foi em 2000, quando os são-paulinos foram derrotados para o Cruzeiro por 2 a 1, de virada, e acabaram ficando com o vice-campeonato. Mas afinal, por onde andam os jogadores do São Paulo na final da Copa do Brasil de 2000? O Lance! te mostra.
1 - 12
Rogério Ceni - O ex-goleiro e ídolo tricolor pendurou as chuteiras em 2015 e iniciou carreira como técnico em 2017, justamente no comando do São Paulo. Atualmente treinador do Bahia, Ceni também treinou Fortaleza, Cruzeiro e Flamengo, sendo campeão brasileiro com o Rubro-Negro.
2 - 12
Belletti - O ex-lateral vestiu a camisa do São Paulo até 2002. Campeão da Liga dos Campeões pelo Barcelona, tendo marcado o gol do título na decisão, o ex-jogador também conquistou a Premier League pelo Chelsea e se aposentou no Fluminense em 2010. Fez parte da comissão técnica do Cruzeiro em 2020 e chegou a ser treinador do sub-20 do São Paulo. Atualmente, está morando em Barcelona e fazendo cursos de profissionalização da Uefa, atuando na comissão técnica da equipe sub-19 do Barcelona.
3 - 12
Rogério Pinheiro - Revelado pelo Botafogo, o ex-zagueiro passou por vários clubes brasileiros, como Atlético-MG, Fluminense, Vasco e Portuguesa, claro, além do São Paulo. Também jogou na Coreia do Sul. Após sua aposentadoria em 2009, se tornou Sub-secretário de Esportes e Lazer de Angra dos Reis.
4 - 12
Fábio Aurélio - Campeão paulista duas vezes com o São Paulo, o ex-lateral também jogou na Europa pelo Valencia, da Espanha, e pelo Liverpool, da Inglaterra. Com uma carreira marcada por várias lesões, se aposentou no Grêmio em 2013. Hoje, Fábio é sócio de uma empresa que gerencia carreira de jogadores.
5 - 12
Alexandre Rotweiller - Foi bicampeão paulista e conquistou um Torneio Rio-São Paulo com a camisa tricolor. Também atuou por outros grandes clubes brasileiros, como Atlético-MG e Internacional. Aposentado desde 2015, seu último time foi o São Mateus, do Espírito Santo. Hoje, Alexandre participa de jogos festivos com outros ex-jogadores.
6 - 12
Claudio Maldonado - Além do São Paulo, o ex-volante chileno atuou por outros grandes clubes do Brasil, como Santos, Corinthians, Flamengo e Cruzeiro. Aposentou-se em 2015 no Colo-Colo, do Chile. Recentemente, foi auxiliar técnico do Vasco, mas foi demitido junto com a saída de Maurício Barbieri. Hoje, está sem clube.
7 - 12
Edmílson - Bicampeão paulista e campeão da Copa Conmebol pelo Tricolor, o ex-jogador também ganhou vários títulos com o Lyon, da França. Pendurou as chuteiras em 2011, sendo o Ceará o seu último clube. Depois disso, virou comentarista de futebol e atualmente é Embaixador da Fundação Barcelona e atleta do FCB Legends, além de presidente do Futebol Clube SKA Brasil.
8 - 12
Marcelinho Paraíba - O ex-meia teve destaque em vários clubes do Brasil e também teve passagem pela Alemanha. Aposentou-se em 2020, aos 45 anos, tendo como seu último time o Treze, da Paraíba. Hoje, Marcelinho é treinador. Assumiu o comando do Serra Branca, da Paraíba, em 2020, mas foi demitido recentemente devido a resultados ruins e está sem clube.
9 - 12
Raí - Multicampeão pelo São Paulo, tendo conquistado Paulista, Brasileiro, Libertadores e Mundial de Clubes. Irmão de Sócrates, ídolo do Corinthians, o ex-jogador, que se aposentou em 2000, segue na luta pelos direitos humanos, tendo criado a fundação Gol de Letra, junto a Leonardo, também ex-São Paulo. Hoje, Raí realiza um mestrado em Ciência Política pela Sciences Po, em Paris, na França.
10 - 12
França - Após deixar o São Paulo em 2002, o ex-atacante ainda teve passagens por clubes da Alemanha e Japão. Pelo Tricolor, foi bicampeão paulista e conquistou um Torneio Rio-São Paulo, além de ser o quinto maior artilheiro da história do clube. Pendurou as chuteiras em 2012, quando era jogador do Yokohama, do Japão, país em que mora até hoje. Na época, França decidiu permanecer no Japão pela segurança e qualidade de vida do local.
11 - 12
Edu - Depois da sua passagem pelo São Paulo, encerrada em 2000, o ex-atacante passou um bom tempo da sua carreira na Espanha, tendo atuado por Celta de Vigo e Real Betis. Foi campeão da Libertadores de 2010 com o Internacional e se aposentou em 2014 pelo Colorado Rapids, dos Estados Unidos. Atualmente, Edu é dono de uma empresa que representa jogadores.
12 - 12

Publicado por Vinicius Perazzini