Jogador com mais tempo de casa do atual elenco são-paulino, o zagueiro Rodrigo Caio deve ganhar uma nova chance no Tricolor. Com a suspensão de Bruno Alves, pelo terceiro cartão amarelo, e Anderson Martins em tratamento de uma amidalite, o camisa 3 pinta como o favorito para formar dupla de zaga com Arboleda no jogo da próxima quinta, contra o Vasco, em São Januário.
Ainda criticado pela maioria da torcida são-paulina, Rodrigo Caio tem a oportunidade de demonstrar serviço e tentar terminar a temporada em alta. Desde o primeiro semestre que o jogador não engata uma boa sequência de jogos pelo clube do Morumbi e, agora, no fim do Brasileirão, tenta novamente se firmar no elenco, hoje dirigido por André Jardine.
Desde o meio do ano, quando cultivou o sonho de ser um dos 23 convocados do técnico Tite para a Copa do Mundo deste ano, disputada entre junho e julho, na Rússia, e acabou sendo preterido por Geromel, do Grêmio, Rodrigo Caio não vive uma fase boa. Isto porque, logo na sequência da convocação para o mundial, o zagueiro teve uma lesão no pé esquerdo seguida de um trauma no joelho que o afastou dos gramados por longos cinco meses.
Após se recuperar, Rodrigo Caio teve apenas três chances com o uruguaio Diego Aguirre (atuando improvisado em todas elas). O camisa 3 participou dos jogos contra América-MG, Botafogo e Palmeiras, mas não correspondeu às expectativas e voltou a ser reserva do forte trio formado por Anderson Martins, Arboleda e Bruno Alves - muito mais utilizados ao longo da temporada.
Agora, o jogador avaliado em quase R$ 80 milhões tenta, mais uma vez, mostrar trabalho para terminar o ano em alta, fazer as pazes com a maior parte da torcida e reabrir seu mercado na Europa. Afinal, embora a diretoria não fale abertamente sobre o assunto, a ideia é negociá-lo na próxima janela de transferências.
Na última terça, apesar dos jornalistas não terem tido acesso ao CT da Barra Funda, Rodrigo Caio treinou entre os titulares e é presença praticamente garantida contra o Vasco.