No próximo sábado, o São Paulo começa a escrever mais uma página de sua história no Campeonato Brasileiro. No Morumbi, às 16h, o Tricolor mede forças com o Botafogo na tentativa de apagar a frustração pela perda do título paulista, no último domingo, para o Corinthians.
Único tricampeão em sequência na história do Brasileirão, a equipe do Morumbi vai em busca do hepta em 2019. Para isso, a diretoria contratou nomes de peso, como Alexandre Pato, Vitor Bueno e Tchê Tchê, para reforçar um elenco já qualificado.
Abaixo, o LANCE! relembra as estreias do Tricolor na principal competição do país na última década. O retrospecto é positivo para o clube do Morumbi, um dos quatro clubes que jamais foram rebaixados na Série A, ao lado de Santos, Flamengo e Cruzeiro.
2018 - São Paulo 1x0 Paraná
No ano passado, o Tricolor iniciou sua jornada no Brasileirão com uma equipe mista, já que tinha um confronto decisivo no meio daquela semana. Comandado por Diego Aguirre, a equipe do Morumbi venceu, por 1 a 0, com gol de cabeça marcado pelo zagueiro Bruno Alves - que comemorava aniversário naquela noite. Em 2018, o São Paulo encerrou na 5ª posição.
2017 - Cruzeiro 1x0 São Paulo
Na temporada em que quase caiu para a Série B do Brasileirão e conseguiu a recuperação apenas na reta final do campeonato, o São Paulo iniciou a principal competição do país com uma derrota. Na falha do zagueiro Maicon, o time comandado por Rogério Ceni perdeu, por 1 a 0, para o Cruzeiro.
2016 - Botafogo 0x1 São Paulo
A jornada do Tricolor no Brasileirão de 2016 começou da melhor forma possível: vitória fora de casa e com gol de uma revelação da categoria de base. No estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o São Paulo fez uma partida disputada com o Botafogo e conquistou os três pontos com um gol anotado por Lucas Fernandes. Naquela temporada, o time do Morumbi terminou na modesta 10ª colocação.
2015 - São Paulo 2x1 Flamengo
Em 2015, o São Paulo tinha uma equipe recheada de grandes jogadores (Paulo Henrique Ganso, Luís Fabiano, Alexandre Pato, Rogério Ceni...), mas não conseguiu o título. Na estreia, contra o Flamengo, vitória convincente, por 2 a 1. O gol flamenguista foi marcado por Everton, que hoje veste as cores do Tricolor. Naquela temporada, o time do Morumbi terminou na 4ª colocação.
2014 - São Paulo 3x0 Botafogo
O ano de 2014 foi o melhor do São Paulo nos últimos dez anos de Campeonato Brasileiro. Naquela temporada, o time terminou com o vice-campeonato, apenas atrás do Cruzeiro. A boa campanha começou a ser escrita já na estreia, contra o Botafogo, no Morumbi. Naquela tarde, o Tricolor venceu por 3 a 0, com gols de Antônio Carlos, Luís Fabiano e Douglas.
2013 - Ponte Preta 0x2 São Paulo
Em 2013, o São Paulo teve uma campanha tímida no Campeonato Brasileiro, terminando na modesta 9ª colocação. Na estreia, vitória maiúscula diante da Ponte Preta, em Campinas, por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo zagueiro Lúcio e pelo meia Jadson, hoje no Corinthians.
2012 - Botafogo 4x2 São Paulo
A temporada de 2012 não foi ruim para o São Paulo. Afinal, o time terminou o Brasileirão na quarta colocação e garantiu vaga para a Copa Libertadores do ano seguinte. Apesar disso, a estreia foi decepcionante: derrota, por 4 a 2, para o Botafogo no Engenhão.
2011 - Fluminense 0x2 São Paulo
Em São Januário, o São Paulo não tomou conhecimento do Fluminense e, na estreia do Brasileirão de 2011, e venceu, por 2 a 0. Os gols do Tricolor foram marcados por Dagoberto e Lucas Moura. Naquele ano, o time ficou com a 6ª posição no principal campeonato do país.
2010 - Flamengo 1x1 São Paulo
Mais uma vez, o São Paulo fez sua estreia no Rio de Janeiro. No Maracanã, contra o Flamengo, o time do Morumbi ficou no empate, em 1 a 1. O gol são-paulino foi marcado pelo centroavante Washington e Dênis Marques empatou para o time da casa. Apesar do bom resultado na Cidade Maravilhosa, a campanha não foi dos melhores, já que o Tricolor terminou no 9° lugar.
2009 - Fluminense 1x0 São Paulo
Depois de um inédito tricampeonato seguido, o São Paulo iniciou o Brasileirão de 2009 contra o Fluminense, no Rio. A partida não foi das melhores para o Tricolor paulista, que saiu do Maracanã com uma derrota, por 1 a 0. Nesta temporada, o time do técnico Muricy Ramalho brigou pelo tetra até o fim, mas acabou na terceira posição e viu o Flamengo ser campeão.