Em meio a uma atuação fraca do São Paulo, diante do Novorizontino, a boa entrada de Joao Rojas se tornou talvez o único ponto positivo do último sábado (13), para os são-paulinos. O atacante entrou logo após o intervalo e foi o autor do gol de empate da equipe, no jogo que terminou em derrota por 2 a 1.
CONFIRA A TABELA ATUALIZADA DO CAMPEONATO PAULISTA DE 2021!
Rojas já vinha recebendo elogios desde sua boa atuação na goleada por 4 a 0 contra a Inter de Limeira, quando o equatoriano saiu do banco já na metade da segunda etapa, fez um gol e deu uma assistência.
O camisa 7 também atuou contra o Santos, na terceira rodada do Paulistão, mas teve uma atuação mais discreta, não colaborando diretamente em nenhum dos gols da equipe no 4 a 0.
Já na última partida do São Paulo, a primeira derrota da temporada, Rojas entrou no lugar de Rodrigo, numa substituição muito semelhante à feita contra o Santos, em que o equatoriano entrou no intervalo e no lugar de um zagueiro, mudando o esquema da equipe para uma formação com dois zagueiros.
A entrada de Rojas teve efeito imediato na partida. Logo nos primeiros minutos do segundo tempo, o Tricolor dominou o jogo, criando bem por ambos os lados. Quando não criava a jogada pelo lado direito, o camisa 7 puxava a marcação para criar espaço para a infiltração do lateral Igor Vinícius.
Justamente em um dos momentos em que Rojas puxa a marcação e vai para dentro da área, aos 11 minutos do segundo tempo, Igor Vinícius foi ao fundo do do campo e cruzou a bola na cabeça do equatoriano, para fazer o gol de empate e o único go do São Paulo no jogo.
Com apenas 107 minutos jogados no Paulistão, Rojas contribuiu diretamente para três gols, tendo uma média de uma participação em gol a cada 36 minutos jogados, uma média altíssima.
Com o gol marcado diante do Novorizontino, o camisa 7 passa a ocupar o primeiro lugar na lista de artilheiros do São Paulo na competição (e na temporada), com dois gols, empatado com Gabriel Sara e Pablo.
Rojas é, também, vice artilheiro do campeonato, junto de Pablo, Gabriel Sara, Lucas Lima (Palmeiras), Mateus Vital (Corinthians), Vitinho (Red Bull Bragantino) e Fabrício Daniel (Mirassol), atrás, somente, de Bruno Mezenga (Ferroviária), com 4 gols.
Com as boas atuações a alta efetividade, Rojas pede passagem no São Paulo, sendo um nome interessante para começar a ganhar oportunidades entre os titulares.
Caso o Campeonato Paulista seja paralisado do dia 15 ao dia 30 de março, o treinador Hernán Crespo terá um período de 15 dias para realizar apenas treinamentos com a equipe, podendo utilizar esse período para implementar seu estilo de jogo e sua filosofia e, quem sabe, encaixar Rojas entre os titulares do São Paulo.
A paralisação do campeonato ainda não é uma certeza, pois a Federação Paulista de Futebol se reunirá com o governo do Estado de São Paulo, nesta segunda-feira (15), para ter uma decisão final. Caso seja mantida a paralisação, o São Paulo só votará aos gramados, pelo Paulistão, em abril.