A Copa São Paulo de Futebol Júnior começa nesta terça-feira (2). O São Paulo estreia no dia 3 de janeiro, às 19h30, contra o Porto Vitória (ES). O Lance! separou um guia sobre o que esperar do Tricolor para a Copinha.
O que esperar? Já foi campeão outras vezes?
O São Paulo vive uma seca de quase cinco anos sem títulos na Copinha. Embora a base tricolor seja conhecida por revelar grandes jogadores, inclusive para Europa, a última vez que a equipe foi campeã foi em 2019. No mais, o Tricolor já ergueu a taça quatro vezes - em 1993, 2000, 2010 e 2019. Inclusive, no último título, o time tinha nomes como Diego Costa, hoje no profissional.
Lista de jogadores relacionados e técnico
Dentro os inscritos, estão atletas vice-campeões paulistas Sub-20 e com experiência na competição como Leandro, Andrade, Ythallo, Brian, Palmberg, Luiz Henrique, Caio e Negrucci. Porém, a lista também agrega jogadores mais jovens, nascidos entre 2006 e 2007. Dois estrangeiros também estão na relação: o senegalês Iba e o ganês Faisal. A equipe é comandada pelo ex-jogador Menta, que já passou por categorias inferiores da base tricolor. A lista é formada por:
Goleiros: Leandro, Felipe Preis e João Pedro
Laterais: Igor, Basile, Guilherme Reis, Felipe e Miranda
Zagueiros: Andrade, Lucas Loss, Kauê, Ythallo, Igão e Osorio
Meio-campistas: Brian, Iba, Negrucci, Luiz Henrique, Ferreira, Mateus Amaral, Palmberg e Guilherme Batista
Atacantes: Ryan Francisco, Caio, Henrique, William Gomes, Faisal, Paulinho, Thierry e Takada
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo
Quem é o destaque da equipe?
William Gomes e Ryan Francisco são visto como dois potenciais do elenco tricolor. Isso porque ambos estão na mira de Dorival Júnior para integrar o profissional em breve.
William entrou na mira de Dorival desde o final da temporada 2023. A ideia é que se apresente no profissional logo após a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Pelo potencial que tem mostrado, existem boas chances de ser mais um 'case de sucesso'.
Ryan Francisco é outro exemplo. Aos 16 anos, se destaca pela artilharia na base e tem passagens pela Seleção Sub-17. Inclusive, é visto pelo próprio São Paulo como promessa. A intenção é, mesmo com a pouca idade, tentar integrar o elenco profissional o mais rápido que der.
Grupos e datas dos jogos da primeira fase
O São Paulo estreia no dia 3 de janeiro, às 19h30, contra o Porto Vitória (ES). A sede são-paulina será a cidade de Araraquara, com jogos na Arena Fonte Luminosa. Confira a tabela:
📆03/01 (quarta-feira), às 19h30 – São Paulo x Porto Vitória (ES)
📆06/01 (sábado), às 19h30 – Carajás (PA) x São Paulo
📆09/01 (terça-feira), às 19h15 – Ferroviária (SP) x São Paulo