São Paulo iguala 2005 com mais baixo número de vitórias no Brasileirão de pontos corridos
Tal como esse ano, Tricolor possuía outras prioridades: Libertadores e Mundial
A disputa em três frentes simultâneas fez o São Paulo igualar a edição de 2005 do Campeonato Brasileiro como o pior desempenho em número de vitórias da competição. Até o momento, o Tricolor soma apenas cinco triunfos em 21 jogos.
GALERIA
+ Confira as notas dadas pela equipe do L! ao São Paulo na derrota para o Flamengo pelo Campeonato Brasileiro
Assim como nesta temporada, onde coloca as Copas - do Brasil e Sul-Americana - como prioridades, o Tricolor paulista tinha outras competições em foco: a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes, tendo êxito em ambas. Isso fez com que o então técnico Paulo Autuori usasse escalações alternativas em diversas rodadas da mais importante competição nacional.
O cenário é o mesmo deste ano, quando o técnico Rogério Ceni, titular absoluto das meta são-paulina em 2005, abdicou do Brasileirão para privilegiar as copas.
- Eu não posso (focar no Brasileirão e esquecer as copas). Não tem como. Eu queria ter o Calleri durante os 90 minutos (contra o Flamengo), mas, se eu (fizer isso) o perder, o que eu faço? Eu já tinha decidido antes do jogo que o Miranda e o Diego (Costa) jogariam 45 minutos cada um, porque eu não tenho tantas trocas nesse setor. Eu quero ir melhor no Brasileiro. Eu quero fazer o meu melhor. Eu faço e o time faz seu melhor no Brasileiro (...). Nós demos prioridade às Copas porque não conseguimos jogar a cada três dias mantendo o mesmo time - explicou Ceni.
Desde que o foco virou para as Copas, onde a equipe fará os duelos de volta das quartas de final contra o Ceará e o América-MG (Sul-Americana e Copa do Brasil, respectivamente) com uma vantagem de 1 a 0, o São Paulo acumula seis partidas sem vencer no Brasileiro. A sequência negativa fez o time cair para a 11ª colocação da tabela, com 26 pontos, apenas seis pontos da zona de rebaixamento.
A pontuação é maior que a de 2005, quando o Tricolor chegava a esse número de jogos com apenas 21 pontos conquistados. Nesta temporada chama atenção também o número de empates (11), marca também inédita no clube na competição nacional.
O grande número de igualdades no placar também faz com que 2022 não se torne uma das piores campanhas da história, superando outros anos em números de pontos.
Confira abaixo os piores desempenhos do São Paulo nos pontos corridos (desde 2003) após 21 jogos:
1 - ano: 2005 - vitórias: 5, empates: 6, derrotas: 10 - pontos: 21
2 - ano: 2017 - vitórias: 6, empates: 5, derrotas: 10 - pontos: 23
3 - ano: 2013 - vitórias: 6, empates: 6, derrotas: 9 - pontos: 24
4 - ano: 2022 - vitórias: 5, empates: 11, derrotas: 5 - pontos: 26
5 - ano: 2021 - vitórias: 6, empates: 8, derrotas: 7 - pontos: 26
6 - ano: 2016 - vitórias: 7, empates: 6, derrotas: 8 - pontos: 27
7 - ano: 2010 - vitórias: 7, empates: 7, derrotas: 7 - pontos: 28