Vindo de uma série de cinco jogos sem vitória no Brasileirão, o São Paulo tem apenas 9,6% de chances de se classificar para a Libertadores de 2024. Esta probabilidade foi calculada por um grupo de estudos do departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) chamado 'Probabilidades no futebol'.
+ Renove o seu estoque de camisas do Tricolor com o cupom LANCEFUT 10% OFF
Em comparação com a última rodada do Brasileirão, houve uma diminuição nas chances do time em se classificar para o torneio continental, quando o São Paulo tinha 10,2% de chances de se classificar para a Libertadores.
O São Paulo até chegou a entrar no G4 da classificação, na 15ª rodada do Brasileirão, quando goleou o Santos por 4 a 1 no Morumbi e atingiu seu melhor momento na competição. Na ocasião, a probabilidade do time de Dorival Júnior disputar a competição chegou a 52%.
No entanto, a queda de rendimento da equipe nos últimos jogos fez com que o Tricolor despencasse na classificação. Atualmente, o time ocupa a 11ª posição da tabela.
Vale lembrar que o cálculo dos matemáticos da UFMG leva em consideração apenas as seis vagas colocadas em disputa desde o início do campeonato, sem considerar possíveis 'novas' vagas que venham a ser abertas. De maneira prática, caso o São Paulo perca a decisão da Copa do Brasil para o Flamengo, e o Rubro-Negro permaneça entre os quatro primeiros colocados da competição, o sétimo colocado do Brasileirão leva uma vaga para a Libertadores.
Além da probabilidade de classificação para o principal torneio do continente, o grupo de estudos da UFMG calculou as chances do São Paulo conquistar o título, se classificar para a Sul-Americana e até mesmo ser rebaixado (veja o gráfico no fim da matéria).
+ Olho no Brasileirão! Assine o Prime Video e acompanhe todos os jogos do seu time do coração!
AS CONTAS PARA A VAGA
O aproveitamento do São Paulo até a 22ª rodada do Brasileirão é de 44,4%. O Tricolor tem um jogo a menos que seus concorrentes, já que o duelo diante do Coritiba foi adiado a pedido do Ministério Público de São Paulo.
Caso queira se classificar para a Libertadores na pior colocação possível, o time de Dorival Júnior precisará aumentar significativamente o seu rendimento na competição nacional. O Bragantino, clube que ocupa a 6ª posição da tabela, tem um aproveitamento de 54,4%.
Desde que o Brasileirão passou a distribuir mais vagas de Libertadores, em 2016, a média de pontos das equipes que se classificam de forma direta para o torneio continental, na quarta posição da tabela, é de 63,4 pontos, o que daria um aproveitamento de 55,3% dos pontos disputados.
Esse aproveitamento indica que a missão do São Paulo está mais difícil que em outras temporadas, já que a pontuação média dos times que ocupam a zona de Libertadores está mais alta. Para efeito de comparação, o Flamengo, atual quarto colocado na classificação, tem um aproveitamento de 59% na 22ª rodada da competição.