São Paulo e Vasco se enfrentam às 18h30 (de Brasília) deste sábado (20), no Morumbi, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo entre paulistas e cariocas expõe momentos completamente distintos de ambos na temporada.
Pelo lado são-paulino, entra em jogo a invencibilidade de nove jogos (oito sob o comando de Dorival Júnior). O clube só perdeu até agora na primeira rodada do Brasileirão, justamente para um time do Rio de Janeiro (RJ), o Botafogo.
+ Confira os clubes brasileiros com mais sócios-torcedores
A sequência foi fundamental para que o Tricolor disparasse na classificação, já é o décimo colocado, com nove pontos.
Por outro lado, o Vasco vive situação oposta. Só venceu um jogo até aqui, na estreia ante o Atlético-MG. E está fora da zona de rebaixamento por pouco: é o 16º colocado, com seis pontos.
Para o duelo de sábado, Dorival deve dar um descanso a Arboleda. O equatoriano saiu de campo na vitória contra o Sport, na quarta-feira (17). O exame descartou lesão, mas ele será poupado.
A saída de Arboleda não deverá ser a última alteração no Tricolor. No meio-campo, Pablo Maia, titular há dez jogos seguidos, pode enfim ganhar um respiro. Luan ou Jhegson Méndez devem aparecer nos 11 iniciais.
Na lateral-esquerda, Caio deverá voltar a assumir a titularidade, já que após ser desfalque no Nordeste com uma fadiga muscular no adutor esquerdo, treinou normalmente com o restante dos companheiros. Na direita, Rafinha, que jogou 90 minutos ante Sport e Corinthians, deve ganhar um respiro. Na Ilha do Retiro Dorival testou Nathan alguns minutos. Deve ser o escolhido para entrar.
No setor ofensivo, após o 4-1-4-1 adotado no primeiro tempo no duelo com o Sport não conseguir encaixar direito, Dorival pode promover alterações nas peças de ataque. Wellington Rato deve ceder seu lugar para Marcos Paulo ou Luciano.
Pelo lado Cruz-Maltino, mistério. Maurício Barbieri esconde o jogo. Carabajal e Rwan Cruz, que não podiam jogar contra o Santos no último final de semana por questões contratuais, podem voltar a entrar em campo. Mas o time chega indefinido no Morumbi.
+ Clique aqui e veja como apostar no Brasileirão
+ Confira os jogos e classificação resultados do Brasileirão-23 na tabela do LANCE!
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO x VASCO
CAMPEONATO BRASILEIRO - SÉTIMA RODADA
Data e hora: 19/5/2023 (sábado), às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São paulo (SP)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Tiago Augusto Kappes Diel e Maira Mastella Moreira (ambos do RS)
SÃO PAULO
Rafael; Rafinha (Nathan), Alan Franco (Diego Costa), Beraldo e Caio; Pablo Maia (Luan ou Méndez), Nestor e Michel Araujo; Alisson, Calleri e Wellington Rato (Luciano ou Marcos Paulo)
Técnico: Dorival Júnior
DESFALQUES: Ferraresi (cirurgia no joelho direito), Talles Costa (sutura no menisco do joelho direito), Moreira (transição após cirurgia no joelho esquerdo), Igor Vinícius (transição após cirurgia no púbis), Welington (cirurgia no tornozelo esquerdo), Galoppo (cirurgia no joelho esquerdo), Jandrei (fratura no quinto dedo da mão esquerda), David (transição após trauma no joelho direito) e Erison (transição após estiramento em fibrose da coxa esquerda)
PENDURADOS: Gabriel Neves, Raí Ramos, Luciano e Rafinha
VASCO
Léo Jardim; Puma Rodríguez, Robson, Léo e Lucas Piton; Rodrigo, Jair e Alex Teixeira; Figueiredo, Gabriel Pec e Pedro Raul
Técnico: Maurício Barbieri
DESFALQUES: Gabriel Dias, De Lucca e GB (lesionados); Andrey Santos e Marlon Gomes (Seleção Brasileira sub-20)
PENDURADOS: Andrey Santos, Gabriel Pec, Pedro Raul e Robson