O zagueiro Iago Maidana, destaque do Paraná na conquista do acesso para a Série A do Brasileirão, está perto de retornar ao São Paulo. O jogador é pretendido pela própria equipe paranaense, pelo Bahia e também recebeu uma sondagem recente do Sport. Com a indefinição de seu futuro, o destino do garoto, de apenas 21 anos, pode ser no clube do Morumbi.
O jogador tem contrato com o Tricolor paulista até o dia 11 de setembro do ano que vem e está emprestado ao Paraná até o dia 31 de dezembro deste ano. Como as reuniões entre os representantes do defensor com os dirigentes do clube paulista não foram definitivas, as chances do zagueiro permanecer em Curitiba são baixas.
Durante as negociações pela contratação do goleiro Jean, o Bahia demonstrou interesse no futebol do jovem defensor, de apenas 21 anos. O São Paulo, no entanto, reconhece o potencial de Maidana e não está disposto a liberá-lo com tanta facilidade, visto que o atleta foi um dos destaques do Paraná na Série B desta temporadada.
Soma-se a isto, a posição da comissão técnica do Tricolor. O zagueiro é visto como um bom reforço para o elenco na próxima temporada. Com a saída de Lugano, o setor fica com uma posição vaga e o atleta pode ocupar o espaço deixado pelo ídolo uruguaio.
Mesmo assim, algo pesa contra a permanência de Maidana no São Paulo. O jogador foi o pivô do caso que culminou na renúncia do ex-presidente Carlos Miguel Aidar no segundo semestre de 2015 e parte dos dirigentes tricolores veem o retorno do zagueiro como um pretexto para críticas.
Na época, Maidana havia sido vice-campeão mundial com a seleção brasileira sub-20 e se destacava no Criciúma. Ele foi comprado por R$ 800 mil por uma empresa chamada Itaquerão Soccer. Dias depois, foi inscrito no Monte Cristo, clube da Terceira Divisão de Goiás, e vendido ao São Paulo na sequência por R$ 2 milhões, referentes a 60% de seus direitos. O caso chamou a atenção da Fifa e acabou resultando em uma grave crise política no Tricolor.
Restando apenas uma semana para a reapresentação do elenco no CT da Barra Funda, a diretoria do São Paulo precisa ser rápida e tomar uma decisão. Afinal, caso não assine contrato com qualquer outra equipe do futebol nacional ou internacional, Iago Maidana precisa retornar ao Morumbi.