Um grupo de torcedores do São Paulo protestou no Morumbi contra a votação do Conselho Deliberativo que pode alterar o estatuto do clube. Apesar da reunião ser virtual, os são-paulinos fizeram questão de marcar presença para mostrar o descontentamento com as possíveis mudanças.
O protesto foi marcado na internet nas últimas semanas. O grupo levou faixas com os dizeres 'golpe não", 'mais amor ao SPFC' e 'Separa São Paulo', em alusão à separação do clube social com o futebol.
A votação na reunião do Conselho está prevista para começar às 22h. Eles têm até as 17h desta sexta-feira para votarem nas mudanças no regimento do Tricolor.
No último dia 13, o presidente do Conselho Deliberativo do São Paulo, Olten Ayres de Abreu Jr, anunciou que os itens propostos para a reforma do estatuto serão votados separadamente na reunião. O plano inicial era votar toda a proposta junta, não tendo possibilidades de alterar e rejeitar um item.
Uma das reformas no estatuto previstas para serem votadas é a possibilidade da reeleição presidencial. Atualmente, o São Paulo não permite que um presidente se reeleja. Casares tem mandato até o final de 2023 Caso a reeleição seja aprovada, ele poderá se candidatar ao final desse período. Além disso, o mandato dos Conselheiros pode ser ampliado de três para seis anos.
O mandato dos Conselheiros pode ser ampliado de três para seis anos, além da redução do quadro, que passaria de 260 para 200. A reunião vem sendo bastante discutida nas redes sociais, com os torcedores do São Paulo criticando as medidas que serão votadas. No entanto, a Independente, uma das principais organizadas do clube, se opôs aos torcedores 'comuns'.
Vale ressaltar que essa reunião estava prevista para acontecer no último dia 18 de novembro, mas a má campanha do São Paulo no Campeonato Brasileiro adiou o encontro para depois da temporada.