Vaga direta na Libertadores dá ‘respiro’ ao São Paulo no início de 2025

Tricolor precisará buscar datas no calendário para repôr jogos do Paulistão

imagem cameraElenco do São Paulo na Arena do Grêmio. (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)
Dia 06/12/2024
07:30
Atualizado em 06/12/2024
05:14
Compartilhar

A classificação direta do São Paulo para a fase de grupos da Libertadores 2025 tem um impacto direto na preparação do grupo para a próxima temporada. Como o clube já havia divulgado, o Tricolor participará da FC Series, torneio de pré-temporada nos EUA. Com um calendário apertado por conta da antecipação do estadual, a vaga direta deixa um respiro de datas que serão exploradas pelo clube. O intuito é fazer uma paração completa na parte física e tática do elenco antes do começo das principais competições do ano.

➡️ São Paulo: saiba quanto o Tricolor vai ganhar de premiação no Brasileiro

A equipe de Luis Zubeldía terá na próxima temporada o Campeonato Paulista, Copa Do Brasil, Brasileirão e Libertadores, com o agravante de que o primeiro semestre será mais apertado já que os estaduais começarão algumas semanas antes e o Campeonato Brasileiro também terá algumas datas antecipadas. Além disso, a pré-temporada começará ao mesmo tempo que o Paulistão. Ou seja, o clube precisa desatar esse nó de datas se quiser ter um início de ano dentro planejado.

A estratégia montada pela diretoria do Tricolor - ainda que não tenha sido divulgada de maneira oficial - é usar datas dedicadas à Conmebol em janeiro para jogar jogos do Paulistão. O São Paulo "perderá" dois jogos do estadual enquanto estiver nos EUA.

Elenco do São Paulo no MorumBis. (Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net)

A estreia no dia 15 de janeiro contra a Inter de Limeira acontece no mesmo dia do amistoso com o Cruzeiro em Orlando. Depois, no dia 19 de janeiro, o Tricolor estará enfrentando o Flamengo, também na Flórida, enquanto o calendário do Paulistão consta um jogo contra o Botafogo-SP.

Para que a equipe não precise desmembrar o seu elenco ou usar atletas do sub-20 - que também estarão com o calendário cheio na disputa da Copa São Paulo - a diretoria do clube quer usar as duas datas da pré-Libertadores para disputar jogos do estadual. Ou seja, mesmo que não estará jogando a fase preliminar, o São Paulo quer usar esse espaço parar tirar o atraso do Paulistão.

➡️ São Paulo: Zubeldía indica time reserva contra o Botafogo

Mas, na prática, pode ser que o clube encontre dificuldades. Isso porque as datas da fase preliminar não são exclusivas da Conmebol e o calendário do Paulistão já foi divulgado e inclui outros jogos da fase de grupos em datas usadas pela competição continental. O estadual terá suas partidas jogadas em sequência, com a diferença mínima de três ou quatro dias entre os jogos.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) determinou que os campeonatos estaduais precisam ter até 16 datas e se encerrem no dia 26 de março. Três dias depois, o calendário já estabelece o início da disputa da Série A.

➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo

O elenco são-paulino terá um mês de férias. Após a última rodada do Brasileirão, 8 de dezembro, os atletas estão liberados até a primeira semana de janeiro, quando se reapresentam e já embarcam para os Estados Unidos. O clube ainda divulgará as datas oficiais dos atletas.

Siga o Lance! no Google News