O São Paulo faz na manhã desta terça-feira (14) o último treino antes de fazer seu primeiro jogo em 2025. Na noite de quarta, a equipe enfrenta o Cruzeiro pelo amistoso na FC Series, que acontecerá no Inter&Co Stadium, em Orlando, às 21h30. Na véspera do jogo, já possível traçar as opções disponíveis para atuar no duelo.
➡️ Casares rebate Leila e defende pré-temporada do São Paulo: ‘um clube globalizado’
Luis Zubeldía comandou dez sessões de treinamento divididos em seis dias de trabalho nos Estados Unidos. Nesse período, o técnico argentino contou com os dois reforços do clube em campo. O meia Oscar já viajou para os EUA com a equipe desde o primeiro dia, enquanto o lateral Enzo Díaz reforçou o time a partir do domingo, já que chegou no sábado e foi apresentado na tarde de segunda.
Além da dupla, o treinador ganhou alguns "reforços caseiros" para esse início de temporada, com jogadores que se recuperaram de lesão e nomes que transitam entre o sub-20 e o profissional. O principal nome é Pablo Maia, volante que sofreu grave lesão muscular no ano passado e está sem atuar desde o começo de maio. O jogador disputou apenas um jogo sob comando de Zubeldía.
Com essas novidades, o técnico tem a possibilidade de mexer no time base que usou nas principais competições do ano passado. Na defesa, Alan Franco e Ruan terminaram o ano em alta e podem iniciar 2025 com o status de titularidade.
➡️ ‘Não tive dúvidas’: Enzo Díaz é apresentado no São Paulo e explica escolha pelo clube
Entretanto, segundo a imprensa que cobre a pré-temporada in loco nos EUA, os zagueiros Ruan e Ferraresi atuaram também como laterais nas atividades de coletivo. O equatoriano Arboleda retornou de lesão em novembro do ano passado e, se retomar a boa fase, pode ser uma dor de cabeça positiva para técnico definir a zaga.
E mesmo com os testes nas laterais, a tendência é que Igor Vinicius e o novato Enzo Díaz larguem como as principais opções no setor. O argentino tem a companhia de Patryck Lanza pelo lado esquerdo, enquanto Igor concorre com Moreira na direita.
➡️ São Paulo firma parceria com clube alemão para intercâmbio de atletas
Meio-campo e ataque
No sistema de marcação, Zubeldía tem diversas opções no elenco. Além de Maia, o São Paulo tem Luiz Gustavo, Alisson, Marco Antônio, Bobadilla e Santi Longo para disputar a posição de titular. Pelo trabalho feito até aqui nos treinos, o técnico argentino pode usar um 4-4-2, o que dá espaço para dois nomes no setor do campo.
➡️ Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! São Paulo
Mais à frente, Oscar e Lucas Moura surgem como os principais candidatos a ocupar as posições no meio, com o recém contratado atuando um pouco mais pelo lado esquerdo e o camisa 7 caindo pela direita. O jovem Rodriguinho é mais um nome que encorpa o meio-campo.
Pelos lados, William Gomes e Ferreirinha ainda brigam por uma vaga, principalmente se o São Paulo passar a atuar com três atacantes e atacar mais pelos lados. Na faixa central, os artilheiros Luciano e Calleri tendem a formar uma dupla de ataque ou com o camisa 10 atuando como segundo atacante. Neste cenário de opções diversas no setor de ataque, a escolha do sistema tática usando por Zubeldía pode ditar os nomes mais fortes a ocupar o onze inicial da equipe.
A estreia oficial desse grupo deve acontecer no dia 23 de janeiro, contra o Guarani, pela terceira rodada do Paulistão. Antes, pela segunda rodada, dia 20, o São Paulo usará alguns jogadores que vão voltar antes para o Brasil e completar o elenco com nomes da base. O jogo será contra o Botafogo-SP em Ribeirão Preto.