A relação entre atividade física e performances artísticas

Cantor Everton Mestre conta como rotina de exercícios aliada a alimentação saudável favorece a rotina<br>

imagem cameraAtividade física é indispensável na preparação artística (Foto: Pexels)
Avatar
Lance!
São Paulo, SP
Dia 06/10/2022
08:44
Compartilhar

Fundamental para a qualidade de vida, a prática de atividades físicas também são grandes aliadas do bom desempenho das funções laborais. Alguns profissionais, inclusive, trabalham com esforço físico e são diretamente impactados pela necessidade de uma vida ativa. Entre os mais conhecidos estão os agentes de segurança pública, atletas, professores de educação física e dançarinos. Quem trabalha com música também deve abdicar do sedentarismo, afinal, a desenvoltura no palco depende do preparo do corpo fora dele.

Com uma rotina de ensaios, shows e viagens, os cantores têm se movido em prol de uma vida mais saudável e, consequentemente, bom condicionamento físico. No Brasil, vimos nomes famosos passarem por uma mudança física, como a dupla Maiara e Maraísa. A cantora Ana Vilela também relatou ter começado novos hábitos em prol de uma turnê, e até mesmo Ivete Sangalo defendeu que, para um bom desempenho nas apresentações, a prática de exercícios é necessária.

No mundo gospel não tem sido diferente; é o caso do cantor Everton Mestre. Ele comenta que restabelecer a saúde corporal é o primeiro passo para quem inicia no mundo da música, e isso vale tanto para o cantor, como para os demais integrantes da banda. O músico ressalta que o sobrepeso vem acompanhado de dores no corpo, e esse desconforto pode atrapalhar quem vai passar um longo período em pé, em movimento.

“É muito perigoso para um músico não ter o hábito de se exercitar. Já vi casos que, com a correria e muitos shows agendados durante o mês, o artista caiu de fraqueza ou teve um ataque cardíaco após uma turnê. Para se manter em pé, muitas vezes o artista vai recorrer aos remédios, mas quando passa o efeito, sente exaustão e corre até mesmo risco de morte. Quando iniciei nos palcos, tomei um posicionamento que não tem mais volta: exercício sempre e saúde boa é igual sucesso”, comentou.

O cantor relembra não ter sido fácil iniciar a mudança de hábitos para eliminar o peso que ganhou ao longo dos anos. Mas, tornou-se uma necessidade, pois os quilos a mais se tornaram prejudiciais até mesmo para a sua carreira. Everton então buscou por exercícios com os quais se identificava, e logo notou os bons resultados dessa nova rotina saudável.

"Com o tempo, passei dos cem quilos e não consegui voltar mais; o corpo passa a envelhecer e o metabolismo diminui. Busquei por profissionais da área da saúde para me auxiliar nessa nova etapa da minha vida e iniciei os exercícios que mais me adapto. Comecei com os de cardio, caminhadas e partidas de tênis. Combinei as atividades físicas com a alimentação e o acompanhamento médico, assim consegui eliminar seis quilos em um mês”, comentou.

Hoje, Everton relembra como era diferente seu desempenho durante a atividade laboral antes de iniciar uma nova rotina de preparo físico. O músico reforça que a mudança trouxe grande diferença no resultado durante e pós-show. O conselho que o cantor gospel dá é procurar a atividade que se adapta melhor à sua rotina e gostos, e adotá-la para uma melhor qualidade de vida.

“Me lembro de subir aos palcos e ficar extremamente cansado. No palco você não simplesmente canta, mas faz exercícios forçados, combinados com braços e pernas. Ando de um lado para o outro, e o peso interfiria demais no tempo de show e performance. Agora, com 6 quilos a menos, pude ver um grande avanço. Fico menos cansado, aguento mais tempo e interajo mais com o público. A meta é eliminar 25 quilos”, concluiu.

Siga o Lance! no Google News