Atividade física x recém-tatuados: profissional lista cuidados
Tatuadora Clari Benatti atenta para a importância de se respeitar as recomendações<br>
- Matéria
- Mais Notícias
Tatuados de primeira viagem e até mesmo alguns que possuem bastante história desenhada na pele podem acabar complicando o processo de cicatrização por não saberem o momento certo de voltar à rotina de atividades físicas após uma sessão.
Isso porque, pelo fato da tatuagem ser uma espécie de ferida aberta na superfície da pele, é necessário respeitar um período de repouso para que não atrase a recuperação, não deforme o desenho e, o mais importante, para evitar infecções.
Autoridade no mundo das tatuagens, a brasileira radicada em Portugal Clari Benatti listou alguns cuidados padrões que devem ser cumpridos por esportistas e praticantes de atividade física recém-tatuados.
As primeiras 48 horas
"O ideal é não fazer nenhuma prática de exercício. Nada que possa estimular o suor e contrair o músculo da área tatuada. E para quem fizer tatuagem na zona das pernas, nas primeiras 48h, qualquer oportunidade que tenha colocar as pernas para cima é bem-vinda. Dessa forma, evita qualquer possível inchaço do local da tattoo devido ao peso do corpo. Para quem tatuar a zona das pernas também deve evitar muitas horas em pé ou longas caminhadas nesses dois primeiros dias."
Atividades intensas
"Para voltar a vida intensa como treinos mais pesados na academia, corrida ou prática de qualquer esporte é recomendado um mínimo de 15 dias de pausa após a última sessão. Claro que, se puder, ficar mais tempo sempre ajuda na cicatrização."
Ao ar livre
"A exposição direta ao Sol só poderá acontecer depois da cicatrização completa, que pode variar para cada tipo de pele (em média 30 dias). Não se pode usar protetor solar durante o período da cicatrização, somente o creme cicatrizante recomendado. No pós-tattoo o ideal é proteger a tattoo do sol usando roupas leves e largas evitando o atrito. Depois que a tattoo estiver 100% cicatrizada deve-se usar o protetor solar em qualquer situação que deixe a tattoo exposta ao Sol, independentemente se estiver na praia ou piscina. Não existe um protetor certo, pode ser um da preferência do cliente; a única questão é optar pelo que tiver o fator mais alto possível, de preferência acima de 50 FPS."
Modalidades aquáticas
"Para voltar à prática esportiva aquática o ideal é esperar no mínimo 30 dias (média da cicatrização completa); se conseguir esperar mais, é sempre melhor, pois a tattoo é um machucado e através dos poros pode entrar alguma impureza fazendo com que prejudique a cicatrização, podendo até gerar algum tipo de infecção."
Clari Benatti encerra lembrando que cada artista faz a recomendação do pós tattoo de acordo com o seu tipo de trabalho; portanto, é importantíssimo tirar dúvidas com seu tatuador logo após as sessões.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias