Muita gente, ao descobrir a gravidez, para todas as atividades físicas com receio de prejudicar a gestação. Algumas até retomam com 12 semanas; outras, nem isso, e passam o período inteiro numa espécie de repouso em prol do bebê. Médica com atuação na área materno-infantil, Dra. Ana Bárbara Jannuzzi desmistifica essa preocupação exacerbada.
"Não há a menor evidência científica de que seja necessário fazer repouso nos primeiros meses ou se abster de alguma atividade física. Mesmo que você nunca tenha feito, você até pode começar nos primeiros meses. É preciso lembrar de dosar a carga da atividade com o bem-estar, que pode estar prejudicado nas primeiras semanas por conta de enjoos e afins. É muito importante também ter acompanhamento especializado.", explica a médica.
Inclusive, a Dra. Jannuzzi destaca que os exercícios físicos, que podem ser sugeridos pelo profissional da saúde que acompanha de acordo com o perfil de cada gestante, são de suma importância durante a gestação e podem amenizar os desconfortos comuns à gravidez.
"Eles têm o papel de fortalecer cadeias musculares que naturalmente ficam mais sobrecarregadas, como a lombar. A produção de serotonina também fica em dia, o bem-estar aumenta e a percepção da gravidez como um todo parece ficar mais positiva também", atenta.
Mãe de duas meninas, Dra. Jannuzzi praticou caminhada, musculação e natação durante suas gestações. Há grávidas que recorrem a exercícios funcionais, pilates, ioga ou outras atividades. A médica ratifica a importância de consultar o obstetra.
"É importante conversar com seu médico e encontrar uma atividade que te traga felicidade de praticar. No momento da escolha do exercício, porém, é importante evitar esportes com risco de impacto ou queda. Me perguntam muito sobre andar de bicicleta. Não há problema, desde que esteja não esteja bem atenta para não cair e que evite vias por onde passam carros. Caso esteja com dificuldades de equilíbrio, é bom evitar."
A Dra. Jannuzzi dá essa e outras dicas importantes relacionadas à gestação e cuidados com bebês em seu perfil no instagram, no qual possui mais de 620 mil seguidores. Além da atuação nas redes sociais, a médica é escritora e mentora de mais de 18 mil alunas nos cursos que desenvolve na área, principalmente o "Sono e Rotina do Bebê".