Nesta sexta-feira (8), a Seleção Brasileira inicia sua trajetória nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. E o adversário será a Bolívia, em Belém (PA), pela primeira rodada da competição Sul-Americana. O Brasil tem se dado bem diante dos bolivianos e sustenta uma longa invencibilidade no confronto. Tanto é que a última derrota foi em 2009, jogando em La Paz-BOL.
+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui
Assim, são quase 15 anos sem sofrer um revés para o adversário desta sexta (8). Nesse período são seis jogos, cinco vitórias e um empate, além de 21 gols marcados e nenhum sofrido. Ou seja, a Seleção tem "passado o carro" sobre os bolivianos da última década para cá.
Essa derrota aconteceu no dia 11 de outubro de 2009, já na reta final das Eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul. Jogando na altitude de La Paz, o Brasil viu os donos da casa abrirem 2 a 0 no placar com pouco mais de 30 minutos do primeiro tempo. O segundo gol foi marcado por Marcelo Moreno, que segue sendo destaque da Bolívia e deve estar em campo nesta sexta-feira (8).
+ Confira a programação da Seleção Brasileira durante a Data Fifa
A partida terminou 2 a 1 graças a um gol de honra marcado por Nilmar. Naquele dia, a Seleção treinada por Dunga entrou em campo com: Júlio César; Maicon, Miranda, Luisão e André Santos (Elano); Josué, Ramires, Daniel Alves e Diego Souza (Alex); Nilmar e Adriano (Diego Tardelli).
Depois dessa derrota, o Brasil aplicou cinco goleadas na Bolívia, que somente não foram consecutivas por conta de um empate em 0 a 0, em La Paz, no ano de 2017, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia.
O último jogo no Brasil entre a Seleção Brasileira e a Bolívia foi em outubro de 2020, com vitória por 5 a 0 dos donos da casa. Marquinhos, Firmino (duas vezes), Coutinho e Carrasco (contra) construíram o placar na Neo Química Arena.
+ Antony é cortado da Seleção Brasileira, e CBF anuncia substituto para os jogos pelas Eliminatórias
Quase três anos depois, os adversários voltam a se encontrar no Brasil, onde a Amarelinha nunca foi derrotada pelos bolivianos. A partida acontece nesta sexta-feira (8), às 21h30, (de Brasília), no Mangueirão.