Seleção Brasileira tem pior desempenho do século em Eliminatórias

Seleção Brasileira empatou com o Uruguai e atingiu marca negativa

imagem cameraVini Jr., jogador da Seleção Brasileira (Foto: Luis Garcia/AGIF)
2ad5d3c8-dcf7-4c14-991e-8bb9ec4cb8e1_IMG_5914-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Isabelle Favieri
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 20/11/2024
05:30
Atualizado há 16 minutos
Compartilhar

O Brasil empatou com o Uruguai por 1 a 1, nesta quarta-feira (19), pela 12ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, na Arena Fonte Nova, e encerrou sua participação na competição em 2024 de forma frustrante. Com o resultado, a Seleção Brasileira caiu para quinta colocação, com 18 pontos, e atingiu sua pior campanha nesta fase da classificatória.

➡️ Raphinha responde sobre vaias à Seleção Brasileira: ‘A gente jogou muita bola’

➡️ Dorival evita dizer se está seguro no comando da Seleção Brasileira

Até então, a pior campanha era pela classificação para a Copa de 2002. Na ocasião, o time de Felipão ocupava a quarta posição, com 21 pontos conquistados. Coincidentemente, na 12ª rodada de 2001, o Brasil também empatou por 1 a 1 em casa, porém com o Peru.

É bem verdade que, na época, a situação da Seleção era mais preocupante. Apenas os quatro primeiros se classificavam para a Copa, enquanto o quinto colocado ia para a repescagem. Em todas as campanhas anteriores, o Brasil estaria, nesse momento, fora da zona de classificação. Para esta disputa, o número de vagas aumentou e os seis primeiros colocados se classificam diretamente para o torneio.

Nas Eliminatórias que precederam o pentacampeonato, o Brasil passou por apuros em jogos decisivos e turbulências parecidas com o momento atual. Entre troca de técnicos (Luxemburgo, Emerson Leão e Felipão) e ausência de craques que faziam a diferença (Romário), a camisa mais pesada do futebol mundial só conseguiu a classificação para a Copa na última rodada.

  1. Campanha ao fim das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002: 30 pontos, nove vitórias, três empates e seis derrotas; 31 gols pró, 17 gols contra.

Mas, para a seleção atual, ainda há tempo para recuperar o desempenho na reta final e evitar terminar a classificatória como a pior da história. Para isso, nos seis jogos restantes, a equipe de Dorival precisaria de quatro vitórias e um empate.

Seleção Brasileira em 2024

⚽️ 14 jogos
✅ 6 vitórias
🤝 7 empates
❌ 1 derrota

O Brasil volta a atuar apenas em março, quando enfrentará Colômbia e Argentina no retorno das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O jogo com os colombianos será em casa, mas ainda sem local definido. Já o confronto com os argentinos, será fora.

Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira (Foto: NELSON ALMEIDA / AFP)

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Siga o Lance! no Google News