O nome do técnico José Mourinho, da Roma, é um dos cotados a assumir a Seleção Brasileira, segundo a imprensa italiana. De acordo com informações do jornal "La Repubblica", a CBF abriu conversas com Jorge Mendes, empresário do treinador, na esperança de contratá-lo para 2023.
A equipe canarinho está neste momento sem um comandante, uma vez que Tite não renovará seu contrato, que termina na virada do ano. Após a eliminação na Copa do Mundo, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que só anunciaria um novo nome em janeiro.
+ Veja a tabela e os jogos da Champions League
Ednaldo Rodrigues já declarou que o novo treinador não necessariamente será um brasileiro, podendo escolher um estrangeiro. Entre os que estão no futebol nacional, Dorival Jr e Fernando Diniz são os mais cotados.
Em 2017, à época no Manchester United, Mourinho foi questionado sobre a possibilidade de treinar a Seleção Brasileira e falou que seria "apaixonante", em entrevista à "ESPN". O Special One, porém, disse que o mais indicado seria que um brasileiro comandasse a pentacampeã mundial.
- Acho que após o Manchester United, eu preciso de um trabalho mais fácil, e treinar a Seleção Brasileira deve ser mais difícil. Obviamente seria apaixonante, qualquer treinador quer trabalhar com os melhores clubes e com as melhor seleções. A Seleção Brasileira, obviamente, é líder de sucesso. Obviamente com o talento, não interessa qual seja a geração, talento aparece sempre - disse o lusitano:
- Mas tenho que confessar que deve ser difícil, em cada brasileiro há um treinador, em cada jornalista há um treinador melhor do que o treinador. Acho que deve ser um país difícil para trabalhar, mas também apaixonante. Mas reconheço que a Seleção Brasileira é para treinador brasileiro - concluiu.
+ Todos os clubes definidos! Veja os times que estarão no Mundial de Clubes 2022
A CBF não terá muito tempo para escolher seu novo treinador. A primeira Data Fifa de 2023 está marcada já para março e é improvável que a Seleção Brasileira entre em campo com técnico interino. A janela internacional será no fim do mês, entre os dias 20 e 28. O Brasil, entretanto, ainda não tem adversário definido.
Além da Data Fifa de março, a entidade máxima do futebol definiu outras quatro janelas para jogos no próximo ano: junho, setembro, outubro e novembro.