Cinco motivos que explicam por que a ausência de Marcos Leonardo na Seleção Brasileira é um erro

Chamado para treinos do Brasil Pré-Olímpico, atacante do Santos acabou preterido por Diniz

Escrito por

O técnico Fernando Diniz convocou para a Seleção Brasileira quatro jogadores que podem atuar como centroavantes (Paulinho, Endrick, João Pedro e Gabriel Jesus). No entanto, nenhum dos chamados foi o atacante que vive o auge da carreira e está há pelo menos três anos em alta no futebol brasileiro: Marcos Leonardo, do Santos.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Aos 20 anos, o Menino da Vila está em sua segunda temporada como artilheiro do Peixe e, atualmente, é um dos maiores goleadores do Brasil. Porém, ele acabou preterido e fará parte apenas dos treinos do Brasil Pré-Olímpico, no CT do Corinthians. Confira abaixo cinco pontos que explicam o motivo da ausência de Marcos Leonardo na Seleção ser um erro.

1. MOMENTO ILUMINADO

Marcos Leonardo está no melhor momento de sua carreira. Mesmo atuando em um time que a principal luta no ano é pela permanência na Série A, o atacante figura entre os maiores goleadores do país. Ele soma 21 gols na temporada e está atrás apenas de Paulinho, Luis Suárez e Tiquinho Soares na artilharia do Brasileirão, sendo que o trio atua em times que disputam o título do torneio.

2. FALTA DE CRITÉRIO

Marcos Leonardo está em momento iluminado há pelo menos três anos. Os centroavantes convocados também estão bem na temporada, mas em um recorte mais curto de tempo. João Pedro, por exemplo, começou a ter maior destaque em 2023, no Brighton (ING). Endrick conquistou de vez a titularidade no Palmeiras apenas no segundo semestre deste ano. O que a dupla fez para merecer mais a convocação do que Marcos Leonardo?

Marcos Leonardo atuou pelas seleções de base do Brasil (Foto: Pedro Vale / CBF)

3. JEITO QUE O DINIZ GOSTA

Em características, Marcos Leonardo possui algumas semelhanças com Germán Cano, que brilha sob comando de Fernando Diniz no ataque do Fluminense. Assim como o argentino, o santista é um centroavante de bom posicionamento e movimentação dentro da área, com o ponto forte na finalização em poucos toques na bola. A dupla também possui semelhanças físicas, pois não são "grandalhões" que ficam presos entre os zagueiros. Ambos podem se movimentar para fazer triangulações com os pontas e infiltrar na área para finalizar as jogadas.

4. SENTIRIA A PRESSÃO?

Marcos Leonardo desafiou, durante todo o ano, pressão absurda para atuar no Santos. Além do fantasma do rebaixamento rondando o clube, o atacante enfrentou eliminações traumáticas, constantes trocas de treinador, conflitos com a torcida e forte assédio do futebol europeu. Mesmo assim, nada disso abalou o psicológico do garoto de 20 anos, que faz temporada espetacular "apesar dos pesares". É possível que ele não sentisse a pressão de jogar na Seleção Brasileira e encararia entrar no time em uma "bucha", como durante a derrota por 2 a 1 para a Colômbia.

5. GABRIEL JESUS E VINI JR

Gabriel Jesus foi um dos convocados. Porém, ele não esteve à disposição na partida diante da Colômbia e a presença contra a Argentina é uma incógnita, em razão de sua condição física. Vinícius Júnior se lesionou, foi cortado e não terá reposição. O que explica dois atacantes lesionados convocados e um pronto para jogar fora da Seleção Brasileira?

Siga o Lance! no Google News