O Brasil enfrenta a Suíça nesta segunda-feira com um desfalque de peso. Principal jogador da Seleção Brasileira, Neymar virou problema após sair da partida contra a Sérvia, na última quinta-feira, com dores no tornozelo direito. Abaixo, o LANCE! detalha a situação médica do craque na Copa do Mundo.
Em resumo, Neymar sofreu uma entorse no tornozelo, uma uma lesão comum no futebol. Ela acontece quando há "um movimento lateral do pé numa intensidade além do normal", de acordo com a definição da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Neste tipo de lance, os ligamentos da região são alongados até se romperem.
Segundo Rodrigo Lasmar, médico da Seleção Brasileira, Neymar teve uma contusão ligamentar lateral no tornozelo direito, além de um edema ósseo. O médico Carlo Alba, que trabalhou com Neymar nas categorias de base do Santos, comentou sobre a contusão ao LANCE!.
+ Médico que trabalhou com Neymar explica lesão e fala sobre recuperação
- Em relação à lesão do Neymar, ele sofreu um trauma direto no tornozelo e fez uma inversão, que é o principal mecanismo de lesão ligamentar. Você afeta o complexo lateral do tornozelo, tanto o talo fibular anterior, quanto o calcâneo fibular. São os dois ligamentos mais afetados em torção de tornozelo. Como o Dr. Rodrigo Lasmar falou, as primeiras 24 horas são as mais importantes para você ver o prognóstico da lesão, ver se a região ficou inchada, se teve equimose, que é uma lesão mais importante.
Neymar perderá quantos jogos na Copa do Mundo?
A princípio, Neymar perderá apenas os dois jogos restantes na fase de grupos da Copa do Mundo. Além do jogo contra a Suíça, o Brasil encara Camarões ainda na primeira fase. A expectativa é que o atacante tenha condições de retornar para as oitavas de final, mas a volta dependerá de evolução da lesão.
Além de Neymar, Danilo vive a mesma situação. O lateral-direito está fora da fase de grupos e trabalha para voltar no mata-mata da Copa do Mundo.