Com entorse no tornozelo esquerdo, o lateral-direito Danilo, assim como Neymar, está fora da fase de grupos da Copa do Mundo. Nesse sentido, os olhos viraram para Daniel Alves, veterano de 39 anos e substituto imediato da posição. Contestado quando anunciada a sua convocação, o jogador do Pumas, do México, está na sua terceira edição do torneio e pode ser titular contra Suíça e Camarões. Portanto, confira os números do atleta na atual e na última temporada.
+ Veja até qual fase o Brasil foi em cada Copa do Mundo que disputou desde 1930
Após deixar o São Paulo em setembro de 2021, Daniel Alves voltou ao Barcelona em novembro. Contudo, o lateral só poderia ser escalado em janeiro de 2022, na reabertura da janela de transferências na Europa. Em seis meses no clube catalão, ele alternou a titularidade com a reserva, atuando em 17 partidas, com um gol marcado e quatro assistências. Na Liga Europa, o lateral acabou ficando fora e não foi inscrito pelo técnico Xavi Hernández.
Em julho de 2022, Daniel Alves saiu do Barcelona e foi anunciado pelo Pumas, do México. Aos 39 anos, ele optou pelo novo clube para seguir em busca de uma possível convocação para a Copa, que veio.
Apesar de ter sido chamado para ocupar a função de lateral-direito, posição que se consagrou durante longos anos no Barcelona e na Seleção Brasileira, Daniel Alves atuou, durante a temporada pelo México, no meio-campo.
Pelo clube, ele jogou 12 jogos no Campeonato Mexicano, deu três assistências e não marcou nenhum gol. Foram 1080 minutos em campo com a camisa da equipe mexicana.
O Pumas terminou a fase "Apertura" da competição em 16º lugar, com 14 pontos conquistados em 17 partidas. Ao todo, são 18 equipes na competição.
Sem jogos no calendário até a Copa do Mundo, Daniel Alves viajou até o Barcelona, no início de outubro, para treinar no time B dos culés, visando à convocação da Copa do Mundo.
Agora, com a lesão de Danilo, ele pode ser o titular da Seleção nos jogos contra a Suíça, às 13h (de Brasília), na próxima segunda-feira, e contra Camarões, às 16h (de Brasília), na próxima sexta-feira. Os jogos são válidos pelo Grupo G.