Dorival faz balanço do ano da Seleção: ‘Mais coisas positivas do que negativas’

Brasil empata com o Uruguai e termina o ano em quinto lugar

imagem cameraDorival Júnior, técnico do Brasil, em partida contra o Uruguai (Foto: NELSON ALMEIDA / AFP)
2ad5d3c8-dcf7-4c14-991e-8bb9ec4cb8e1_IMG_5914-scaled-aspect-ratio-1024-1024
Isabelle Favieri
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 20/11/2024
04:00
Atualizado há 9 minutos
Compartilhar

A Seleção Brasileira encerrou o ano com um empate por 1 a 1 diante do Uruguai, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Valverde e Gerson fizeram os gols da partida. Com o resultado, o Brasil caiu de posição e, agora, ocupa o quinto lugar na tabela, com 18 pontos. Depois de 14 jogos à frente da Amarelinha, Dorival Júnior fez um balanço "positivo" de 2024:

➡️ Fim de temporada: saiba quando a Seleção Brasileira volta a campo

➡️ Raphinha responde sobre vaias à Seleção Brasileira: ‘A gente jogou muita bola’

– Nós, brasileiros, sempre olhamos pelo lado negativo das coisas. Eu falo isso de modo geral, não apenas no esporte, e mais diretamente no futebol. Nós sempre olhamos pelo lado negativo. O Brasil, quando assumimos, estava na sexta, agora está na quinta colocação. Muito pouco nós não damos. Eu vejo por outro lado. E também não estaria satisfeito se, nesse momento, nós fôssemos o segundo vice colocado com um gol que fizéssemos ou na partida anterior, ou nessa partida.

– Por quê? Porque eu acho que ainda nós estamos num processo, e mesmo com a segunda colocação nesse instante, se viesse a acontecer, nós não estaríamos tranquilos e satisfeitos. Ao contrário, nós estamos buscando ainda uma melhora. Ela vem acontecendo. Isso é muito claro. A equipe vem encorpando, vem acreditando. Precisa ainda de um equilíbrio maior. Então, assim, eu acho que nós tivemos coisas boas ao longo do ano. Muito mais do que coisas negativas. - completou o treinador.

A resposta de Dorival veio após ser questionado sobre a frustração de ter perdido a oportunidade de dar um saldo na classificação. Em caso de vitória sobre os uruguaios, o Brasil poderia ter assumido a vice-liderança. Veja demais falas do treinador abaixo.

Análise da partida

"O jogo ficou muito franco no segundo tempo, muito aberto. Não é aquilo que nós queremos e nem aquilo que trabalhamos. Porém, esse foi o desenho da partida. A equipe uruguaia se defendeu muito bem. Teve méritos nisso. Foi um jogo talvez mais equilibrado. Com a nossa posse de bola, nós buscávamos transformar em jogadas agudas. Acredito eu que tenhamos tido um bom volume. E em cima desse volume, a criação de algumas boas oportunidades, não concluídas, de repente. Mas eu acredito que seja um processo tudo isso, e nós vamos transformando aos poucos e tentando fazer com que melhore a cada momento."

Volta de Neymar à Seleção Brasileira

"Vai depender naturalmente dele e da sua total recuperação, que é tudo o que nós queremos dele em totais condições para que ele possa desenvolver o seu melhor aqui dentro. Eu não tenho dúvidas que com o Neymar o rendimento da seleção brasileira será ainda melhor. Nós já estamos começando, se Deus quiser, a buscarmos uma condição em que ele possa chegar e complementar todo esse processo."

Elogio de Marcelo Bielsa

"Quando estávamos entrando em campo com as duas equipes, ele (Bielsa) me chamou do lado e falou que estava impressionado com o que ele vinha vendo da Seleção. Ele me disse que havia assistido várias partidas nossas e acompanhado a evolução da equipe. Que eu tivesse paciência, que eu mantivesse a organização que a equipe vem apresentando, porque as estruturas já estavam montadas. E ele não tinha dúvidas que, em pouco tempo, viria um Brasil repetindo o futebol que sempre viu. Um futebol vistoso, bonito e com segurança. Eu agradeci, conversamos ali quase três, quatro minutos antes da entrada no campo. E, partindo de um profissional como ele, para mim, eu acho que nos mostra e reforça uma condição que nós estamos procurando realizar."

Vaias da torcida

"Foi por conta do resultado, naturalmente, até porque o público apoiou do começo ao fim. As vaias ao final do primeiro tempo foram mínimas, muito pequenas. Entenderam a luta, a dedicação, a entrega que estava acontecendo. O resultado não vindo é natural. Nós entendemos perfeitamente, mas não interferiram em momento nenhum. Deram segurança pra que pudéssemos jogar. Nos passaram tranquilidade. Estiveram presentes. Eu acho que está de parabéns o público aqui dentro, o público em Belém."

Dorival Júnior pela Seleção Brasileira

⚽️ 14 jogos
✅ 6 vitórias
🤝 7 empates
❌ 1 derrota

O Brasil volta a atuar apenas em março, quando enfrentará Colômbia e Argentina no retorno das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O jogo com os colombianos será em casa, mas ainda sem local definido. Já o confronto com os argentinos, será fora.

Dorival Júnior, técnico da Seleção Brasileira (Foto: Rafael Ribeiro/ Lance!)

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Siga o Lance! no Google News