Fazendo contas! Brasil quase no Mundial-2018, mas Argentina…
Seleção Brasileira chega a 98% de possibilidades de vaga na Copa, mas classificação é inviável neste ano, diz Tristão Garcia. 'Hermanos' têm chances em 36%, diz Infobola
A atuação de gala na goleada por 3 a 0, que levou o Brasil à sua quinta vitória consecutiva nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, não rendeu apenas a ponta na classificação da competição, com 24 pontos. De acordo com o site Infobola, a Seleção Brasileira está com sua vaga para o Mundial da Rússia cada vez mais perto: são 98% de chances de obter uma das vagas diretas para o torneio.
Porém, o matemático Tristão Garcia vê como pouco provável a classificação do Brasil já na terça-feira caso vença a seleção do Peru na próxima semana. Ao LANCE!, o idealizador do site Infobola apontou uma "faixa de pontuação" para os times carimbarem as vagas com segurança:
- Por mais que o Brasil esteja com sua vaga bem encaminhada, a tendência é de que ninguém garanta sua vaga nas Eliminatórias neste ano. Mesmo se chegar a 27 pontos, a Seleção Brasileira não carimbará sua classificação devido ao bom desempenho dos adversários. Há muitas seleções pontuando neste ano, a faixa de corte está em 30 pontos.
"Vítima" brasileira na noite de quinta-feira, a Argentina passa pela situação amarga de ver suas chances de vaga reduzidas. No momento, suas possibilidades são reduzidas a 36%, segundo o Infobola.
Membro da Academia LANCE!, Tristão Garcia aponta os fatores que levaram os "hermanos" a terem suas chances reduzidas. Porém, crê que haja uma mudança de panorama com o passar das Eliminatórias:
- Os tropeços recentes nas Eliminatórias fizeram a Argentina reduzir suas chances, especialmente por seu mau aproveitamento total. Mas com as qualidades e os recursos que tem, é bem possível que essas chances aumentem. Não é a primeira vez que uma seleção de tradição tem vaga ameaçada, o próprio Brasil passou recentemente.
O LANCE! traz detalhadamente em galeria a lista de possibilidades das Eliminatórias da Copa do Mundo-2018.