Filhos do penta liderados por fã de Tite: Brasil estreia no Mundial sub-17
Geração 2002 inicia busca pelo título em casa neste sábado, contra o Canadá, em Brasília
Onde você estava quando o Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0 e foi pentacampeão mundial? O elenco da Seleção sub-17 não saberia responder à pergunta. Isso porque, em 2002, todos os 21 convocados pelo técnico Guilherme Dalla Déa ou eram recém-nascidos, ou ainda não haviam chegado ao mundo.
Os "filhos do penta" iniciam a caminhada pelo terceiro título do Campeonato Mundial da categoria neste sábado, às 17h, contra o Canadá. As equipes se enfrentam no estádio Bezerrão, em Gama - cidade-satélite de Brasília. O time canarinho está no Grupo A do torneio, completado por Angola e Nova Zelândia. A Inglaterra, atual campeã, não estará nesta edição.
Para levar os garotos do Brasil ao título em casa, Dalla Déa tem uma referência igualmente caseira: Adenor Bachi, ou Tite. O treinador escalará a sub-17 inicialmente em um 4-1-4-1, esquema que consagrou o ex-corintiano, e encheu de elogios o comandante da Seleção principal.
- O professor Tite é um dos maiores treinadores do mundo e tenho essa felicidade de ter convívio com ele dentro da sede. Hoje me vejo muito parecido com ele e também tenho muitas variações, o que acho importante na base. Acho que não pode ficar refém de um sistema. É referência pra mim sim. É uma pessoa muito ética, estuda muito o futebol, e que trouxe muito para mim – comentou o técnico do time sub-17.
Para a estreia em Brasília, todos os 14,7 mil ingressos foram vendidos. De acordo com Dalla Déa, jogar um bom futebol é a melhor forma de aliviar qualquer tipo de cobrança e conquistar o apoio da torcida brasiliense.
– O Brasil tem responsabilidade muito grande dentro da competição. É uma responsabilidade grande que todos sabemos, mas mais importante é que todos nós façamos o melhor para que a gente traga para o nosso povo um futebol envolvente e alegre. Transforme essa pressão em um bom jogo, de forma alegre e ousada – disse o técnico.
A escalação está definida. Neste sábado, o time brasileiro vai vai a campo com: Matheus Donelli (Corinthians); Yan (Coritiba), Luan Patrick (Athletico-PR), Henri (Palmeiras) e Patryck (São Paulo); Daniel Cabral (Flamengo); Gabriel Veron (Palmeiras), Talles Costa (São Paulo), Peglow (Internacional) e Talles Magno (Vasco); Kaio Jorge (Santos).
O segundo jogo no Mundial sub-17 contra a Nova Zelândia, na próxima terça-feira, novamente no Bezerrão, na capital federal.