Quatro vezes campeão da Champions League, três do Mundial de Clubes, e uma do Campeonato Espanhol pelo Real Madrid, Casemiro quer faturar o primeiro título com a camisa da Seleção Brasileira. Aos 27 anos, ele terá essa chance neste domingo, às 17h (de Brasília), contra o Peru, no Maracanã. Em entrevista na Granja Comary, o jogador comentou a expectativa para a decisão da Copa América.
– Já joguei outras finais. Creio que com o Brasil é a primeira. Final não se joga, final se ganha. E estamos trabalhando para ganhar, mas com muito respeito ao rival. Tem que ter a consciência de querer vencer, não importa como seja. Não importa que seja goleada ou 1 a 0. Sempre com muita cabeça, tranquilidade não precisa querer dar espetáculo, não fazer outras coisas. Tem que saber jogar e querer vencer. É o jogo mais importante da competição. Tem que ir concentrado, focado, se for 1 a 0 já me vale - disse.
A seleção peruana perdeu para o Brasil por 5 a 0 na fase de grupos da competição. Se na semifinal o desafio foi marcar Lionel Messi, desta vez a dificuldade é parar Paolo Guerrero. Casemiro pediu cuidado.
– Eles estão fazendo uma grande história. Ano passado foram para a Copa do Mundo, o treinador tem feito um grande trabalho, temos que respeitar isso. São grandes jogadores, claro, o Guererro é o principal, o mais falado, mais badalado. Mas com um jogador não se ganha campeonato, temos que ter atenção em todos. Guerrero é um grandíssimo jogador, de qualidades imensas, mas tem outros também que estão fazendo um grande trabalho, como o Cueva, o Carrillo. Então não só nos importarmos com um jogador, mas com toda a equipe. Eles têm méritos por estar na final.
Veja outras respostas:
Peru
Se chegou até aqui tem seus méritos. Eles eliminaram duas grandes seleções, Uruguai e Chile, não podemos esquecer isso. Ano passado fizeram uma grande eliminatória, chegaram à Copa do Mundo. Então têm o respeito de todos nós jogadores. Tem que dar parabéns para a equipe. Não vamos esperar um jogo fácil, de goleada. Tomara que seja, mas sabemos que não vai ser assim. Eles estão se preparando bem para a final como nós.
Vão entrar querendo vencer. Não é um resultado que vai mudar o pensamento deles. Eles querem vencer como seja, nos pênaltis, na prorrogação... Como nós queremos. Claro que queremos jogar bem para fazer os gols e sermos campeões. Mas, volto a falar, não estamos com pensamento em goelada. 1 a 0 já assinaria agora mesmo.
Tite
Os números falam por si. É um treinador que está há três anos no cargo, com mais de 80% de vitórias. Então tem que ter um mínimo de respeito. É um cara vitorioso, ganhou muitos títulos internacionais e nacionais. São opiniões do futebol, cada um tem a sua cabeça e pode falar o que quiser, mas tem que ter respeito. Ele tem aqui dentro um número de vitórias excepcional.
Tempo sem perder pelo Brasil
Não sou muito de me pagar a isso. Minha forma de trabalhar é viver intensamente cada partida. Acabo vendo essas estatísticas, mas meu pensamento é fazer um grande jogo a cada partida. Estou pensando no próximo, final não importa como seja tem que querer ganhar. (Se sente orgulhoso?) Claro que sim, é um grande trabalho que estou fazendo, mas não só meu, e sim de toda a equipe. São apenas números, vou querer fazer o melhor sempre.
Preparação
A final começou após o jogo da Argentina, desde que terminou a partida já estamos pensando, e a cada dia que passa está mais perto. Estamos com muita força, querendo ganhá-la. Vai ser um grande jogo, as duas equipes têm méritos por estar na final, temos que respeitar sempre. Que seja um grande espetáculo e quem for melhor vença.
Final
Para mim, estar em uma final com a Seleção é importantíssimo. Estamos criando uma equipe sólida, consistente, principalmente na parte defensiva. Não é os que defendem, começa lá na frente, com Firmino, Jesus e Everton. Será a primeira final de muitos, temos que ir com cabeça, vai ser um jogo difícil. Da minha parte, sem dúvida tem sabor especial por estar há muito tempo na Seleção e ser a primeira final, ainda mais no Brasil, no Maracanã, com a torcida do nosso lado. Estou entusiasmado e quero vencê-la como seja. Pela importância da competição, que é muito difícil pelas seleções que têm aqui, pelas dificuldades que temos aqui. Vai ser uma das mais importantes para mim.
Europa
Cada competição tem a sua dificuldade. Sabemos que aqui estão os mais catimbeiros, mais difícil de jogar. O sul-americano, usando um termo boleiro, é mais malandro jogando. Então tem que valorizar sim, vai ser uma grande final. Não pode achar que está ganho.