Gabigol fora da Copa: entenda por que o atacante não foi convocado para Seleção Brasileira
Atacante do Flamengo foi destaque na temporada 2022, mas ficou de fora da lista de Tite
O Brasil disputa a Copa do Mundo com uma ausência de peso. Ídolo do Flamengo e um dos principais artilheiros do futebol brasileiro, Gabigol ficou de fora da lista de 26 convocados por Tite para o torneio no Qatar. Abaixo, o LANCE! explica a opção do treinador brasileiro.
A principal razão é simples: a forte concorrência no setor ofensivo. Ao todo, Tite convocou nove atacantes para a Copa do Mundo do Qatar e todos vivem grande fase nos seus respectivos clubes. Outros nomes de destaque, como Roberto Firmino e Matheus Cunha, ficaram de fora da lista.
Mas há outros motivos que explicam a ausência de Gabigol. Em alta no Flamengo, ele virou nome frequente nas listas de Tite em 2021. O atacante vestiu a camisa da Seleção Brasileira na Copa América e nas Eliminatórias da Copa do Mundo, inclusive como titular em algumas partidas. O desempenho, no entanto, nunca foi o mesmo do que com a camisa rubro-negra.
+ Copa do Mundo: veja os maiores artilheiros da história do torneio
Ele chegou a balançar as redes, mas perdeu espaço aos poucos. Em 2022, não foi convocado nenhuma vez. Após um início de ano abaixo da média - como todo o elenco do Flamengo, uma mudança de função no meio do ano diminuiu ainda mais as chances de convocação do camisa 9.
Após a chegada de Dorival Júnior, Gabi deixou de ser a referência no ataque do Flamengo e passou a atuar ao lado de Pedro. O companheiro acumulou boas atuações no clube e voltou a chamar a atenção de Tite por ter características raras entre os atacantes brasileiros. No final, Pedro foi convocado e Gabi ficou de fora.