LANCE! Espresso: Exposição e cobrança no futebol feminino
Seleção Brasileira foi convocada na última quinta-feira para o Mundial da França<br>
Nove derrotas seguidas. A Seleção Brasileira feminina vive um momento complicado às vésperas de mais uma Copa do Mundo. É verdade que a maioria destes jogos foi contra potências como Estados Unidos, Inglaterra e Japão, mas o que se viu nos últimos meses é uma equipe sem unidade, confusa em campo e refém da genialidade de Marta.
Ontem, a convocação para o Mundial na França trouxe momentos constrangedores. O técnico Vadão começou a coletiva colocando a Jamaica, uma das seleções do grupo do Brasil, na África e, mais tarde, disse que era mais difícil acalmar mulheres do que homens no vestiário. A convocação feita na sede da CBF, algo inédito para as mulheres, é mais uma prova de que o futebol feminino vem atraindo cada vez mais atenção. Não à toa, a Rede Globo transmitirá os jogos do Brasil, com narração de Galvão Bueno - o Sportv ainda exibirá todas as partidas da Copa.
Por aqui, o futebol feminino ganhou força este ano com a criação de diversos times de clubes de grande expressão, ainda que muitos deles só tenham tomado a iniciativa por conta da imposição da Conmebol. Toda esta maior exposição traz benefícios para as atletas, mas, na França, a cobrança será proporcional. Afinal, no Brasil, a torcida só reconhece os vencedores e muitos fingem não enxergar o abismo de estrutura e apoio que ainda separa homens e mulheres no esporte.
Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises especiais. Clique aqui e inscreva-se.