Liderança! Por que Renato Augusto é fundamental para a Seleção de Tite?
O LANCE! mostra o que faz Renato Augusto ser peça fundamental para a Seleção comandada por Tite e os números do meia com o treinador. Confira...
Um dos pilares do meio-campo brasileiro nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, Renato Augusto está há pouco mais de uma semana sem trabalhar com o restante do grupo convocado para a disputa do Mundial. Diagnosticado com uma inflamação no joelho esquerdo, o meia está sob os cuidados da fisioterapia e corre para se recuperar a tempo do início do torneio. Jogador de confiança de Tite, Renato é peça fundamental para o esquema tático, além de ser um dos líderes do elenco.
Às vésperas do início da Copa, o LANCE! detalha a importância e os números do jogador pela Seleção após a chegada de Adenor Leonardo Bachi, o Tite, treinador que fez o Brasil alcançar um ótimo nível e apresentar um futebol convincente.
Campeão olímpico em 2016, Renato Augusto é o homem que pode dar equilíbrio ao meio-campo brasileiro e é ele o responsável pela qualidade com que a bola chega aos atacantes, como Neymar, Coutinho e Willian. Além de também colaborar defensivamente, apoiando os laterais e articulando a posse de bola entre a defesa e ataque, dando opção de passe para os volantes, o que inclusive permitiu que Paulinho atuasse mais adiantado e marcasse gols importantes.
Fundamental para a Seleção verde e amarela durante as Eliminatórias, Renato não chegou nem a viajar para Liverpool, para o penúltimo jogo do Brasil antes da Copa do Mundo. A expectativa é que ele siga se recuperando no CT do Tottenham e também não esteja em Viena, para o amistoso contra a Áustria no próximo domingo, às 11 horas (de Brasília).
O camisa 8 do Brasil participou de 17 em 20 jogos desde que Tite assumiu o comando e foi o terceiro jogador que mais esteve em campo com o treinador, ficando atrás apenas de Willian e Philippe Coutinho, ambos com 18. Dessas 17 partidas, 14 foram como titular, com apenas um gol, na vitória por 2 a 0 contra o Peru, pelas Eliminatórias.
- Realmente, meu futebol cresceu muito com o Tite, que foi muito importante pra mim tanto dentro quanto fora de campo. Evoluí muito como jogador e como pessoa convivendo com ele. Sempre me deu liberdade para conversarmos sobre tática, o que me fez crescer também. Além de um grande treinador, muito estrategista, é uma pessoa admirável, de fino trato com todos os jogadores. O ambiente com ele sempre foi o melhor possível pela maneira como conduz tudo - afirmou o meia.
Renato e Tite tiveram primeiro contato em um time no Corinthians, clube em que ficou de 2013 até 2016, e pelo Timão conquistou um Campeonato Paulista, uma Recopa e um Campeonato Brasileiro, sendo nas três competições o protagonista da equipe.
Mas mesmo com os bons momentos vividos com a Amarelinha, o meia acabou caindo de rendimento na reta final das Eliminatórias e viu Tite começar a pensar em outras alternativas. Nos dois primeiros jogos deste ano de 2018, Renato não esteve entre os titulares e o treinador admitiu em entrevista coletiva, que há outros atletas em melhores momentos.
- É um momento de alto nível quando começa a competição por vaga entre os atletas e eles competem, com leadade mas competem. Isso é algo do jogo e depois sobra para o treinador e a comissão técnica decidir quem vai jogar. E o Renato abaixou por alguns aspectos, na China o nível de treinamento caiu e ele passou as férias treinando e buscando atingir seu melhor nível para a Copa - disse o treinador, que completou:
- Quando ele se apresentou para a Seleção estava se recuperando e sem uma sequência de jogos, enquanto o Fernandinho esta em alto nível e entrou bem. Chamei o Renato de canto e mostrei que é o nosso objetivo que é retomar o padrão Renato Augusto e ele disse que entende.
Após seis dias, Renato Augusto enfim interrompeu as atividades fisioterápicas para ir ao campo do CT do Tottenham nesta quarta-feira e fez exercícios em separado sob o comando do fisioterapeuta Bruno Mazziotti. Exames realizados em Londres comprovaram que o atleta não tem lesão no joelho esquerdo.
Números de Renato Augusto na 'Era Tite':
Convocações: 18
Partidas disputadas: 17
Partidas em que foi titular: 14
Gols marcados: 1