Pia Sundhage comanda primeiro treino na Seleção Brasileira Feminina
Técnica sueca teve seu primeiro treino à frente da Seleção Brasileira que disputa torneio nesta semana. Atividade envolveu inclusive um pequeno coletivo em campo reduzido
Pela primeira vez após ser anunciada como técnica da Seleção Brasileira Feminina, a sueca Pia Sundhage comandou um treino com suas convocadas, nesta segunda-feira, no CT do São Paulo, na capital paulista. Sem Marta, cortada por lesão, as atletas se apresentaram nesta manhã e treinaram na parte da tarde, de olho na preparação para o Torneio Uber Internacional de Futebol Feminino, no qual o Brasil enfrenta a Argentina, nesta quinta-feira.
Como de praxe, a atividade começou com um aquecimento orientado pela comissão técnica da equipe, em que as jogadoras foram cobradas por intensidade. Em seguida, após devidamente aquecidas, as atletas foram para uma roda para ouvir o que Pia queria para o dia. A ideia era que o grupo se dividisse para movimentações com trocas de passe e pressão em espaço curto.
As orientações foram dadas em inglês, o que causou um pouco de confusão no entendimento, já que nem todas falam fluentemente a língua, porém com a ajuda dos auxiliares da comandante, o treino passou a fluir e rendeu elogios, pois o ritmo colocado em campo foi como se estivessem em uma partida.
Depois, Pia pareceu ter identificado algo a ser corrigido na Seleção e promoveu um exercício de linha de fundo, em que uma jogadora cruzava para trás e outra se deslocava para finalizar da entrada da área. Essa movimentação teve duração significativa e teve atenção redobrada da treinadora.
Assim que essa atividade terminou, as jogadoras foram divididas em dois times para se enfrentarem em campo reduzido. As formações foram as seguintes:
Sem colete: Aline; Fabiana, Bruna Benites, Erika e Joyce; Formiga, Luana e Bia Zaneratto; Debinha, Ludmila, Bia e Andressa Alves.
Com colete: Bárbara; Letícia Santos, Mônica, Kathellen e Tamires; Yaya, Aline Milene e Chú; Geyse, Raquel e Milene.
É possível que o time titular seja o que treinou sem colete, apenas com a inserção da goleira Bárbara no lugar de Aline. Antes de enfrentar a Argentina, às 21h30, o Brasil terá mais dois treinos, um nesta terça-feira, no CT do São Paulo novamente, e outro no Pacaembu, local do duelo, na quarta-feira.
Por fim, o elenco recebeu uma visita ilustre no CT: a atacante Cristiane, que está em recuperação de lesão e aproveitou para cumprimentar as companheiras de Seleção. Atualmente defendendo as cores do São Paulo, ela também realizou uma atividade de transição do cronograma de seu tratamento em um dos campos do centro de treinamento tricolor.