Pós-Copa: veja o ‘recomeço’ do Brasil após os Mundiais deste século

Seleção Brasileira fará seu primeiro jogo após a Copa nesta sexta-feira. Confira como foram essas retomadas após os Mundiais deste século - de 2002 para cá

Escrito por

O amistoso contra os Estados Unidos na próxima sexta-feira marcará um reinício para a Seleção Brasileira. Será a primeira partida após a eliminação para a Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia. E a terceira vez consecutiva que o Brasil fará sua primeira partida depois do Mundial no país norte-americano. Neste século, a Amarelinha soma duas vitórias, um empate e uma derrota no recomeço pós-Copa.

A comissão técnica da Seleção dividiu em três etapas o ciclo até o Catar: curto, médio e longo prazo. O primeiro está focado até dezembro e visa os seis amistosos que ainda restam nesta temporada. O objetivo principal da comissão será definir os convocado para a Copa América de 2019.

- É um começo de novo ciclo. Tivemos um bom treino nesta segunda, minha primeira convocação. Tenho que focar, manter esse nível. Estamos pensando nessa convocação e nas próximas também de olho na Copa América - disse o volante Andreas Pereira, do Manchester United, em entrevista coletiva na última segunda-feira.

Em 2002 o Brasil perdeu por 1 a 0 para o Paraguai. Quatro anos depois, empate por 1 a 1 com a Noruega. Em 2010 vitória por 2 a 0 sobre os donos da casa, em Nova Jersey, mesmo adversário e local da próxima sexta-feira. Já em 2014, triunfo por 1 a 0 diante da Colômbia, em Miami.

Tite convocou oito jogadores que irão vestir a camisa da Seleção pela primeira vez. Mas será que o time que entrará em campo contra os Estados Unidos será o mesmo até o Mundial do Catar em 2022? Não tem sido assim. Confira as convocações, escalações e detalhes desses primeiros jogos após uma Copa neste século. 

21/8/2002: Brasil 0 x 1 Paraguai
O Paraguai estragou a festa brasileira. No primeiro jogo do Brasil após a conquista do pentacampeonato mundial, a equipe foi derrotada por 1 a 0, no Castelão, em Fortaleza. A partida marcou a despedida do treinador Luiz Felipe Scolari.

A lista de convocados para esse amistoso não teve grandes mudanças. Foram chamados os 23 jogadores que participaram da campanha do penta na Copa de 2002, mais o volante Emerson, que foi cortado da Seleção às vésperas do Mundial por conta de uma contusão no ombro.

Como o jogo era de festa, Felipão fez várias substituições e todos os 21 atletas que tinham condições naquele dia entraram em campo, inclusive Emerson.

Escalação: Marcos; Cafu, Anderson Polga, Edimílson e Roberto Carlos; Gilberto Silva e Kléberson; Ricardinho, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo; Ronaldo. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

16/8/2006 - Brasil 1 x 1 Noruega 
A história de Dunga à frente da Seleção Brasileira teve início em Oslu, contra a Noruega. Era a primeira partida após a eliminação do Brasil na Copa do Mundo de 2006, para a França, e o resultado não foi o que a torcida esperava. Empate por 1 a 1. O gol foi marcado por Daniel Carvalho, que estreava com a Amarelinha.

Dos 22 jogadores convocados para esse amistoso, apenas oito estiveram no grupo comandado por Carlos Alberto Parreira na Copa de 2006: os zagueiros Juan, Lúcio e Luisão, os laterais Cicinho e Gilberto, o meia Gilberto Silva e os atacantes Fred e Robinho.

Foram 14 novidades na lista: Gomes, Fábio, Alex, Maicon, Marcelo, Edmílson, Dudu Cearense, Elano, Julio Baptista, Jônatas, Morais, Wagner, Daniel Carvalho e Vagner Love. Parreira, que comandou a Seleção na Copa, não seguiu no cargo e deu lugar para Dunga assumir a equipe no novo ciclo.

Escalação: Gomes; Cicinho, Lúcio, Juan e Gilberto; Edmílson e Gilberto Silva; Elano, Daniel Carvalho e Robinho; Fred. Técnico: Dunga.

10/8/2010 - Brasil 2 x 0 Estados Unidos
Dunga não resistiu o fracasso na Copa do Mundo de 2010 e foi demitido após a eliminação da Seleção no torneio. Em seu lugar veio Mano Menezes,  que logo em sua estreia já empolgou a torcida. Vitória por 2 a 0 contra os Estados Unidos, com gols de Neymar e Alexandre Pato.

Bem organizado ofensivamente e com um forte poder ofensivo, o Brasil não encontrou dificuldades para derrotar a seleção norte-americana, em Nova Jersey (USA). A equipe ganhou muita qualidade para construir jogadas com Ganso comandando o meio de campo. Neymar e Robinho se posicionaram muito bem pelas pontas e receberam o apoio dos laterais Daniel Alves e André Santos. Foi uma grande partida do grupo de Mano Menezes.

Sete mudanças marcaram a lista do primeiro amistoso depois da Copa da África do Sul: Neymar, Paulo Henrique Ganso, André, Jucilei, Éderson (ex-Fla) e Victor.

Escalação: Victor; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Ramires e Ganso; Robinho, Neymar e Alexandre Pato. Técnico: Mano Menezes.

Foi a primeira partida de Neymar com a Seleção (Foto: Divugação)


5/9/2014 - Brasil 1 x 0 Colômbia
​Após o vexame da equipe de Felipão na Copa do Mundo de 2014, Dunga foi chamado novamente para assumir o comando da Seleção. A reestreia pela Amarelinha veio com uma vitória sofrida por 1 a 0 sobre a Colômbia, em Miami, nos Estados Unidos. Neymar marcou de falta.

Dos 23 jogadores convocados para 2014, apenas nove estiveram presentes no amistoso: Júlio Cesar, Maicon, David Luiz, Marcelo, Fernandinho, Luiz Gustavo, Oscar, Willian e Neymar.

As grandes mudanças foram: Jefferson, Gil, Marquinhos, Danilo, Elias, Everton Ribeiro, Ricardo Goulart e Diego Tardelli.

Escalação: Jefferson, Maicon, David Luiz, Miranda, Filipe Luís, Ramires, Luiz Gustavo, Oscar, Willian, Neymar e Diego Tardelli. Técnico: Dunga.

Neymar fez o único gol da partida de falta (Foto: Divulgação)
Siga o Lance! no Google News