A convocação do jovem goleiro Mycael, de apenas 18 anos, chamou a atenção dos torcedores da Seleção Brasileira. Nesta sexta-feira, o técnico interino da Amarelinha, Ramon Menezes, convocou a equipe principal para amistoso contra o Marrocos. Também treinador do time sub-20, que disputou e conquistou o Sul-Americano em fevereiro, ele aposta no goleiro titular da equipe de base, que subiu para o profissional do Athletico-PR na última temporada.
Mas, afinal, quem é Mycael? Abaixo, o LANCE! apresenta o perfil da jovem promessa, que pode entrar em campo pelo Brasil no dia 25 de março, às 19h (de Brasília), no Estádio Ibn Batouta, casa do adversário.
+ Com diversos jovens e trio do Palmeiras, Ramon anuncia convocados da Seleção; siga
Nascido em Rondônia, o goleiro Mycael Moreira começou a treinar com 10 anos de idade. Canhoto e habilidoso, jogava na linha. Porém, quando foi notada a ausência de um goleiro em uma competição local, Mycael foi colocado no gol e não desgarrou da posição.
Aos 12 anos, Mycael participou de uma peneira do Athletico-PR, mas não passou. Ainda vivendo em Porto Velho, ele teria a oportunidade de mostrar o seu talento mais uma vez, e passou no teste. Desde então, seguiu a carreira nas divisões de base do Furacão, em Curitiba.
Antes de viajar para a Região Sul do país, Mycael chamou a atenção de Grêmio e Flamengo. No entanto, optou pelo rubro-negro paranaense, onde se destacou, também, com convocações para a Seleção Brasileira. A altura impressiona: o atleta mede 1,92m, mais do que Ederson e Weverton, os outros dois jogadores convocados da posição.
Aos 16 anos, o goleiro assinou o seu primeiro contrato profissional com o clube. No final da última temporada, Mycael subiu para a equipe principal para ocupar o banco de reservas.
No início deste ano, foi um dos destaques da Seleção Brasileira sub-20 no Sul-Americano. O Brasil se sagrou campeão contra o Uruguai, garantindo vaga no Mundial da categoria.
Antes, em 2019, pegou pênalti na decisão do Sul-Americano sub-15, contra a Argentina, no qual o Brasil ergueu o troféu.
A Seleção Brasileira começa a temporada de 2023 de olho nas preparações para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, no México e no Canadá. Ramon Menezes é o treinador interino da equipe. A CBF busca um novo técnico após a saída de Tite, que ficou no cargo de 2016 ao término de 2022, com a derrota nas quartas de final do Mundial, contra a Croácia.