menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Quem é Pia Sundhage, técnica da Seleção Brasileira feminina?

Treinadora sueca é um dos grandes nomes do futebol feminino no mundo

53006417959_08064f760c_k-aspect-ratio-512-320
imagem cameraPia Sundhage é a técnica da Seleção Brasileira feminina desde 2019 (Foto: Thais Magalhães/CBF)
Avatar
Lance!
São Paulo (SP)
Dia 12/07/2023
13:28

  • Matéria
  • Mais Notícias

A sueca Pia Sundhage será a técnica da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de futebol feminino, que acontecerá entre os dias 20 de julho e 20 de agosto em dois países-sede: Austrália e Nova Zelândia.

+ Copa do Mundo Feminina 2023: veja dias, horários dos jogos e o grupo da Seleção Brasileira

A treinadora de 63 anos é reconhecida mundialmente como um dos nomes mais importantes do futebol feminino, ostentando o seu currículo um prêmio de melhor técnica do Mundo e um bicampeonato olímpico pela seleção dos Estados Unidos. Conheça a seguir um pouco mais da trajetória de Pia Sundhage.

+ Copa do Mundo Feminina 2023: onde será sede, data e países classificados

+ Seleção Brasileira Feminina: convocação de Pia Sundhage para a Copa é dominada por Espanha, EUA e Brasileirão

QUEM É PIA SUNDHAGE?
Pia Sundhage é uma ex-jogadora e atual treinadora de futebol feminino nascida na Suécia em 1960. Quando atleta, Pia atuava como atacante, e fez carreira jogando basicamente em clubes do seu país natal. Em 1985, Pia chegou a defender a camisa da Lazio, da Itália. Sua carreira como atleta teve início em 1978, no Falköpings KIK, e se encerrou em 1996, no Hammarby, ambos clubes da Suécia.

Um fato curioso sobre a carreira de Pia é que a técnica iniciou sua carreira à beira do gramado enquanto ainda atuava como jogadora, no Hammarby, entre 1992 e 1994. Depois desta primeira experiência, voltou a atuar em uma comissão técnica apenas em 1998, como assistente do Vallentuna BK, clube sueco.

Sua primeira experiência como técnica principal veio em 2003, no comando do Boston Breakers, dos Estados Unidos, país onde faria história no comando da seleção nacional a partir de 2008. Antes de chegar à 'Amarelinha', Pia também dirigiu a seleção sueca entre 2012 e 2017.

+ Quando será a estreia do Brasil na Copa do Mundo de futebol feminino? 

QUAIS OS PRINCIPAIS TÍTULOS DE PIA SUNDHAGE?
Os principais títulos da treinadora são um bicampeonato Olímpico pela seleção dos Estados Unidos, em 2008 (Pequim) e 2012 (Londres). Pia nunca venceu uma Copa do Mundo, porém, conquistou um vice-campeonato mundial em 2011, também com a seleção norte-americana.

Outro vice de destaque na carreira de Pia ocorreu em 2016, nas Olímpiadas do Rio de Janeiro, quando dirigia a seleção da Suécia e acabou derrotada para a Alemanha. Foi a seleção dirigida por Pia que eliminou o Brasil na semifinal da competição.

Pela Seleção Brasileira, a técnica venceu a Copa América de 2022, disputada na Colômbia. Este título deu ao Brasil o direito de disputar a 'Finalíssima' feminina, diante da Inglaterra, seleção campeã da Eurocopa feminina. A Seleção Brasileira acabou perdendo a taça nos pênaltis.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

PIA SUNDHAGE JÁ FOI ELEITA A MELHOR TÉCNICA DO MUNDO?
Em 2012, Pia Sundhage foi eleita a melhor técnica do mundo na premiação da Bola de Ouro da FIFA pelo seu trabalho à frente da Seleção dos Estados Unidos.

QUANDO PIA SUNDHAGE ASSUMIU A SELEÇÃO BRASILEIRA?
A treinadora chegou ao comando da Seleção Brasileira em 2019, após a disputa da Copa do Mundo feminina, onde o Brasil foi eliminado nas quartas de final para a França, seleção anfitriã do torneio. Antes de Pia, a 'Amarelinha' nunca tinha sido dirigida por uma técnica estrangeira na história.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias