O lateral-direito Danilo, da Seleção Brasileira, foi cortado do jogo contra o Uruguai válido pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O defensor sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda durante o confronto com a Venezuela, ainda na primeira etapa.
+ Com golaço de bicicleta, Brasil leva empate no fim diante da Venezuela nas Eliminatórias
Em seu lugar, o técnico Fernando Diniz optou por convocar o também lateral-direito Emerson Royal, do Tottenham. O jogador deve se apresentar no sábado (14), viajando para Montevidéu com o elenco para o duelo contra a Celeste. Royal brigará pela titularidade com Yan Couto, que substituiu Danilo e recebeu elogios dos torcedores brasileiros.
Por coincidência, todos os laterais que foram chamados por Diniz inicialmente precisaram ser cortados por lesão. Caio Henrique havia sido o primeiro. Renan Lodi e Vanderson também passaram pela desconvocação antes dos dois jogos, sendo seguidos agora pelo capitão da Juventus. Além de Yan e Royal para o lado direito, Carlos Augusto e Guilherme Arana receberam a oportunidade pelo setor esquerdo do campo.
Anteriormente, Emerson Royal já havia sido chamado em outras oportunidades para atuar pelo Brasil. A última vez havia sido na derrota para o Marrocos, em março, quando atuou durante os 90 minutos. Ao todo, o atleta soma oito partidas e 322 minutos em sua jornada com a Amarelinha.