menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Seleção Brasileira volta ao palco no qual nunca perdeu e que recebeu o ‘Quadrado Mágico’

Brasil enfrenta a Bolívia, no Mangueirão, nesta sexta-feira (8), pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026

neymar_treino_selecao_mangueirao-aspect-ratio-512-320
Neymar durante treino da Seleção Brasileira no Mangueirão (Foto: Vitor Silva/CBF)

Escrito por

Após quase 12 anos, a Seleção Brasileira volta a jogar em Belém, capital do Pará. E o adversário da vez será a Bolívia, nesta sexta-feira (8), às 21h45, pela primeira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O Mangueirão traz ótimas recordações para o torcedor, já que em quatro jogos o Brasil nunca foi derrotado no estádio, nem sequer levou gol. Para completar, o local também recebeu uma das poucas apresentações do "Quadrado Mágico".

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

O último encontro da Seleção com o público de Belém foi em 28 de setembro de 2011, quando enfrentou a Argentina, no Superclássico das Américas. A vitória foi brasileira por 2 a 0, garantindo o título para a Amarelinha. Os gols da partida foram marcados por Lucas Moura e Neymar, que é um dos três remanescentes daquele time no grupo atual. Danilo, que foi titular, e Casemiro, reserva, são os outros dois dessa seleta lista. Vale destacar que as arquibancadas puderam assistir a uma grande atuação de Ney e Ronaldinho juntos.

Antes disso, em 12/10/2005, a Seleção Brasileira recebeu a Venezuela pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006. Mas não era qualquer Seleção, era a Seleção do "Quadrado Mágico", formado por Kaká, Ronaldinho, Adriano e Ronaldo. O resultado foi uma vitória por 3 a 0, com direito a gols de Adriano, Ronaldo e Roberto Carlos. Foi a primeira vez que esse quarteto famoso começou um jogo pela Amarelinha.

+ Confira a programação da Seleção Brasileira durante a Data Fifa

Apesar do mito em torno dessa reunião de craques, foram poucas as vezes em que o "Quadrado Mágico" foi utilizado na Seleção. Essa, por exemplo, foi a única em território nacional. Depois disso, foram apenas dois amistosos pré-Copa da Alemanha (Lucerna e Nova Zelândia), já em 2006, e três jogos no Mundial (Croácia, Austrália e Gana). Mesmo com esses jogadores lendários, a verdade é que nunca houve uma grande atuação desse quarteto.

Considerada uma das gerações mais talentosas da Seleção Brasileira, o grupo de 2006 estreou no Mundial sendo um dos favoritos ao título e levou a fama até o dia 1º de julho, quando foi eliminado pela França com o placar de 1 a 0, e repetiu a triste história da final de 1998. Dos jogadores que defenderam as cores verde e amarela, poucos ainda seguem atuando. Um dos últimos, Kaká, eleito o melhor jogador do mundo em 2007, anunciou sua aposentadoria em dezembro passado após defender o Orlando City durante dois anos. Seguindo os passos do meia, Cicinho deixou as chuteiras penduradas na casa do Brasiliense e foi até o Morumbi comunicar o fim de sua carreira dentro das quatro linhas do gramado nesta semana. Bateu saudade? Veja onde estão os jogadores que defenderam o Brasil na Copa do Mundo de 2006.
Seleção Brasileira que ficou conhecida pelo "Quadrado Mágico" em 2006 (Foto: AFP / VANDERLEI ALMEIDA)

Voltando um pouco mais no tempo, encontraremos um amistoso em 9/10/1997, ou seja, há quase 26 anos. Naquela oportunidade, o Brasil enfrentou o Marrocos e venceu por 2 a 0, com dois gols de Denílson. O jogo fez parte da preparação da Seleção para a Copa do Mundo da França, na qual também enfrentou a equipe marroquina.

+ Brasil ostenta invencibilidade de quase 15 anos diante da Bolívia

A primeira vez que a Seleção se apresentou no Mangueirão foi em 8/11/1990, mas o resultado não agradou tanto a torcida local. O Brasil apenas empatou em 0 a 0 com o Chile. Quem comandava aquele time era o técnico Paulo Roberto Falcão, apenas com jogadores que atuavam no país.

superclassico_2011_brasil_argentina
Com Neymar e Ronaldinho, Brasil venceu o Superclássico de 2011 no Mangueirão (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Assim, foram quatro jogos no estádio, três vitórias, um empate e nenhum gol sofrido, além dos sete gols marcados. Promessa é de que o público paraense terá uma boa noite de futebol e sem se decepcionar com a Seleção Brasileira.

Seleção Brasileira no Mangueirão:

8/11/1990 - Brasil 0 x 0 Chile (amistoso)
9/10/1997 - Brasil 2 x 0 Marrocos - Denílson (2) (amistoso)
12/10/2005 - Brasil 3 x 0 Venezuela - Adriano, Ronaldo e Roberto Carlos (Eliminatórias)
28/9/2011 - Brasil 2 x 0 Argentina - Lucas Moura e Neymar (Superclássico das Américas)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter