Ainda sem vaga garantida nas Olímpiadas de Paris, a Seleção Brasileira masculina disputará o Pré-Olímpico em 2024, ainda sem data definida. Os clubes, no entanto, não são obrigados a ceder jogadores convocados ao time sub-23.
+ Ednaldo Rodrigues afirma que aumentará investimentos no futebol feminino
A obrigatoriedade da liberação de atletas às seleções nacionais está prevista apenas em janelas específicas. conhecidas como "data Fifa", e para partidas com a chancela de oficial da entidade. Desta forma, competições de categorias de base, como a sub-23, não entram na lista.
A recusa por parte de clubes já foi problema anteriormente. Em 2020, no Pré-Olímpico para os Jogos de Tóquio, cinco dos dezoito convocados não foram liberados e o então treinador André Jardine precisou chamar substitutos.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
Também não há obrigatoriedade da cessão durante as Olimpíadas, pelo mesmo motivo citado, assim como nos amistosos da Seleção Olímpica. No entanto, no caso destes, a CBF têm adotado uma estratégia para contar com o maior número possível de jogadores convocados: as partidas vêm sendo marcadas durante as datas Fifa, quando há paralização dos campeonatos e os clubes não são tão prejudicados pelas liberações.