A final do Campeonato Pernambucano de 2021 está definida. O Sport venceu o Salgueiro por 1 a 0, na noite desta segunda-feira (10), na Arena de Pernambuco. Iago Maidana marcou o gol que garantiu o Leão da Ilha na decisão.
A primeira etapa da semifinal seguiu por completo o roteiro de um jogo único de mata-mata: jogo travado no meio de campo e com muitas dificuldades de criação de jogadas - somados, os times tiveram menos de cinco finalizações e todas sem perigo nos primeiros 45 minutos.
Procurando mais o ataque no segundo tempo, o Sport conseguiu chegar com perigo aos oito minutos da etapa complementar após boa troca de passes chegar em Tréllez. O centroavante chutou e a bola passou perto da meta do Salgueiro.
Cada vez mais no ataque, o Leão da Ilha chegou novamente com perigo aos 22 minutos com o atacante Marquinhos, que arriscou o chute e a bola passou perto do gol de Tanaka.
Os últimos minutos do segundo tempo continuaram o roteiro das primeiras ações da etapa complementar e no intervalo de dois minutos o Sport quase abriu o placar. Primeiro com Patric, que só parou em ótima defesa de Tanaka aos 31 minutos e aos 32 - também com o goleiro do Salgueiro - que fez uma linda defesa em cabeceio de Iago Maidana.
Mas o Sport seguiu o ditado popular - água mole, pedra dura, tanto bate até que fura - e foi premiado aos 34 minutos, quando Maxwell foi derrubado dentro da área por Moreilândia. Na cobrança do pênalti, Iago Maidana bateu com tranquilidade no canto direito de Tanaka e abriu o marcador para o Leão da Ilha.
Final:
A decisão do Campeonato Pernambucano já está definida. O Sport encara o Náutico na final do estadual. O Timbu se classificou no último domingo (9), quando derrotou o Santa Cruz - também na Arena de Pernambuco - por 2 a 1. A disputa pelo título será em dois jogos - ainda sem definição dos detalhes por parte da Federação Pernambucana de Futebol (FPF).
Ficha técnica Sport x Salgueiro:
Local: Arena de Pernambuco, São Lourenço da Mata (PE)
Data-Horário: 10/05/2021 - 20h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (SC) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
Cartões amarelos: Neilton (SPT); Tarcísio, Dadinha, Richard (SAL)
Gols: Iago Maidana (36'/2ºT)
Sport: Mailson; Patric, Iago Maidana, Adryelson e Sander; Marcão, Júnior Tavares (José Welison, aos 45/2ºT) e Thiago Lopes (Maxwell, aos 18/2ºT); Neilton (Marquinhos, aos 18/2ºT), Toró (Everaldo, aos 0/2ºT) e Mikael (Tréllez, aos 0/2ºT). Técnico: Umberto Louzer.
Salgueiro: Tanaka; Dadinha, Ranieri, Richard e Alan Pires; Moreilândia, Felipe Baiano, Aruá (Raimundinho, aos 18/2ºT) e Tarcísio (Alison Araçoiaba, aos 41/2ºT); Renato Henrique e Cássio Ortega (Robinho, aos 24/2ºT). Técnico: Marcos Tamandaré.