O Sport começou nesta terça (8), oficialmente, a trabalhar visando o ano de 2016. Com a melhor campanha de um clube nordestino no Brasileirão desde a implantação dos pontos corridos, o Leão luta agora para manter uma base para a disputa da temporada que vem. Por isso, a diretoria anunciou nesta terça-feira (8) quem são os jogadores em término de contrato com os quais o clube espera contar no próximo ano. São eles: Diego Souza, Durval, Hernane Brocador, Marlone, Wendel e Élber. Do outro lado da moeda, sete ateltas estão de saída da Ilha do Retiro: os laterais Alex Silva, Ferrugem e Danilo; os meias Matheus Galdezani e Mike; e o atacante Maikon Leite. O também dianteiro André, que não consta de nenhuma das duas listas, também não será procurado para renovar o vínculo com o Leão. A diretoria rubro-negra chegou a consultar o Atlético-MG, detentor dos direitos econômicos do atleta. Mas a resposta tirou o Sport do páreo.
- O André, infelizmente, não permanece. A diferença (de valores) é muito grande. Ele está muito valorizado. Veio para cá e se valorizou ainda mais. É um jogador que a gente agradece muito, mas infelizmente a gente não tem como disputar no nível em que ele ganha – explicou o diretor de futebol do Sport, Aluísio Maluf, em entrevista à Super Rádio Brasil. Com isso, a renovação de Hernane Brocador passa a ser crucial para que o Leão inicie 2016 com um camisa 9 de confiança.
Já com Diego Souza a situação é diferente. Também emprestado, mas pelo Metalist, da Ucrânia, o meia-atacante já foi procurado pelo novo executivo de futebol do Sport, André Zanotta, para negociar a permanência. E nem mesmo o interesse do Fluminense diminui o otimismo de Aluísio Maluf em contar com o jogador para a disputa da próxima temporada.
- Acho que a gente não tem concorrente nenhum porque Diego Souza quer ficar no Sport. Primeiro, ele vai analisar todas as possibilidades que o Sport está oferecendo a ele. Ele já manifestou várias vezes o desejo de ficar. As negociações começaram hoje (terça, 8). Eu acredito que, na cabeça do Diego, não tenha nenhuma possiblidade de sair do Sport. A não ser que seja uma proposta financeira acima do normal. E a gente tem que respeitar isso aí, porque ele é um profissional. Mas se for no mesmo nível do que o Sport paga a ele, ele vai ficar no Sport – comentou o dirigente.
Outro emprestado da lista, Élber deve ter seu empréstimo renovado junto ao Cruzeiro. Titulares em boa parte de 2015, Marlone e Wendel são os outros nomes cuja permanência é pretendida pela direção leonina. Além de Durval, é claro, grande referência no vestiário da equipe.
Entre os atletas que não permanecem no clube, Danilo e Maikon Leite foram os que mais atuaram na temporada. Só no Brasileirão, o lateral participou de 13 partidas, enquanto o atacante vestiu 25 vezes a camisa do Sport na competição. Os demais jogadores vinham sendo pouco aproveitados ao longo de 2015 e não estão nos planos da comissão técnica para a próxima temporada.