O Independiente Del Valle é o campeão da Copa Sul-Americana. No estádio Nueva Olla, em Assunção, a equipe equatoriana bateu o Colón por 3 a 1 e faturou, de forma inédita, a competição continental.
O duelo
No embalo da torcida, o Colón tentou impor o seu ritmo, mas aos poucos o Del Valle começou a controlar a partida com troca de passes, e acalmou os gritos das arquibancadas.
A chuva que ameaçava cair em Assunção resolveu aparecer e as duas equipes tinham muita dificuldade para criar. O jeito foi apelar para a bola parada e quem se deu bem foi o Del Valle. Na falta cobrada pela direita, León apareceu sozinho na grande área e cabeceou entre as pernas do goleiro, 1 a 0.
Pouco depois, a chuva virou tempestade e o duelo foi interrompido por 45 minutos. Quando voltou a campo, o time equatoriano permaneceu em vantagem técnica e chegou ao segundo gol com naturalidade. Sánchez disparou pela esquerda, invadiu a área e cruzou. A bola pegou no zagueiro e enganou o arqueiro do Colón, 2 a 0.
No prejuízo, o Colón teve a oportunidade de diminuir nos primeiros minutos da etapa final. Morelo foi deslocado pelo zagueiro na área e Raphael Claus deu pênalti. Na cobrança, Rodríguez bateu e Pinos caiu no canto direito para defender.
Com a penalidade desperdiçada, o ritmo do time argentino caiu muito. Melhor para o Del Valle, que administrava a partida sem sofrer maiores sustos.
Nos minutos finais o Colón conseguiu diminuir. Após cobrança de escanteio, Ortega desviou e Olivera completou para dentro do gol.
Quando o Colón tentava a reação, o Del Valle sacramentou o título no contra-ataque. Dajóme aproveitou o desespero do goleiro para tentar cortar a jogada e mandar para o fundo das redes, 3 a 1.