A LDU acabou com o sonho do Fortaleza e faturou a Copa Sul-Americana 2023! Após empate por 1 a 1 no tempo normal e prorrogação, a equipe equatoriana venceu o Laion, nos pênaltis, por 4 a 3, no Estádio Domingo Burgueño Miguel, na cidade de Maldonado, no Uruguai.
Lucero abriu o placar no aos três minutos do segundo tempo, mas Alzuragary empatou sete minutos depois. Nas penalidades, Romero, Pedro Augusto e Brítez erraram as cobranças. Com a derrota do Fortaleza, o Nordeste segue sem representantes campeões continentais. Já a LDU faturou a Sul-Americana pela segunda vez em sua história.
+ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Cinco lances que marcaram a partida
> !SHOW DA TORCIDA! Na entrada dos times ao gramado, a torcida do Laion deu show nas arquibancadas do Uruguai com um bonito mosaico para mostrar apoio ao time.
> !MINI-MÍSSIL ADIADO! Lucero roubou a bola no campo de ataque e rolou para Marinho. O camisa 12 conduziu até a área, mas demorou para soltar o mini-míssil e acabou se atrapalhando com a bola. Na sequência, Guilherme carimbou a defesa.
> !LAION DE LUCERO! O Fortaleza voltou ligado para o segundo tempo e abriu o placar aos três minutos. Pochettino avançou pela direita e cruzo rasteiro. Lucero se antecipa à zaga da LDU e desvia para o fundo das redes.
> !LDU EMPATA! A vantagem do Fortaleza durou sete minutos. Alzuragaray recebeu lançamento no lado direito do ataque, driblou dois defensores do Laion e chutou colocado, sem chances para João Ricardo.
> !LAION FALHA NOS PÊNALTIS! João Ricardo pegou duas penalidades, mas Romero, Pedro Augusto e Brítez erraram suas cobranças, e a LDU ficou com a taça.
Como foi o primeiro tempo?
O Fortaleza conseguiu imprimir seu estilo de jogo, dificultando e incomodando a saída de jogo da LDU. O Laion tomou conta do meio-campo, mas não foi contundente nas finalizações. Já a equipe equatoriana concentrou seus ataques pelo lado esquerdo, com Jhojan Julio, mas não conseguiu causar perigo na defesa do Fortaleza. A primeira etapa teve muita intensidade, e poucas chances de ambas equipes.
E a etapa final?
As equipes voltaram do intervalo mais desatentas na defesas, e tanto o Fortaleza quanto a LDU aproveitaram os erros para construírem seus gols. O Laion saiu na frente aos três minutos após boa finalização de Lucero, mas a LDU não se abalou e buscou o empate com um golaço de Alzuragaray. Os times sentiram o calor e não conseguiram imprimir o mesmo ritmo nos últimos 25 minutos do segundo tempo.
E a prorrogação?
A LDU teve vantagem no primeiro tempo da prorrogação, dificultando a saída de bola do Fortaleza e aproveitando o cansaço físico do Laion. Porém, os equatorianos não criaram chances de perigo. No segundo tempo da prorrogação as equipes adotaram cautela, se preservando para os pênaltis.
FORTALEZA 1 (3) X (4) 1 LDU
SUL-AMERICANA - FINAL
Local: Estádio Domingo Burgueño Miguel, Maldonado, Uruguai
Data e hora: sábado, 28 de outubro de 2023, às 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Túlio Moreno (VEN)
Árbitro de vídeo: Jorge Baliño (ARG)
Cartões amarelos: Caio Alexandre, Guilherme, Marinho, Brítez (FOR); Guerrero, Piovi (LDU)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Lucero (1-0, aos 3' do 2ºT); Alzugaray (1-1, aos 10' do 2ºT)
FORTALEZA - João Ricardo; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Zé Welison (Pedro Augusto, aos 38' do 2ºT) e Caio Alexandre (Lucas Sasha, aos 1' do 2ºT prorrogação); Marinho (Machuca, aos 28' do 2ºT), Pocchetino (Thiago Galhardo, aos 38' do 2ºT) e Guilherme (Pikachu, aos 18' do 2ºT); Lucero (Romero, aos 9' do 1ºT prorrogação). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
LDU - Alexander Domínguez; José Quintero, Ricardo Adé, Facundo Rodríguez e Leonel Quiñónez (Ramírez, aos 5' do 1ºT prorrogação); Ezequiel Piovi, Mauricio Martínez e Sebastián González (Alvarado, aos 18' do 2ºT); Renato Ibarra (Alzugaray, aos 39' do 1ºT), Jhojan Julio e Paulo Guerrero. Técnico: Luís Zubeldia