A Conmebol divulgou, na tarde desta terça-feira, a arbitragem que será responsável por conduzir a final da Sul-Americana, disputada entre Fortaleza e LDU, no sábado (28). Jesús Valenzuela, árbitro venezuelano de 39 anos, foi o escolhido pela entidade para ser o árbitro principal da decisão.
➡️ Fortaleza x LDU: ingressos para a final da Sul-Americana; saiba quanto custam e onde comprar
Junto com Valenzuela, foram selecionados os assistentes Jorge Urrego e Tulio Moreno, além do quarto árbitro Ángel Arteaga (o trio também é venezuelano). Para o VAR, foi escolhido um corpo argentino composto por Jorge Baliño e Hector Paletta, além de outros dois assistentes de vídeo: Ezequiel Brailovsky e Silvio Trucco.
Muito elogiado por seu desempenho nas competições continentais, Jesús Valenzuela vai tendo um ano positivo. Somando todas as competições, são 33 partidas, com 164 cartões amarelos e seis cartões vermelhos distribuídos, além de sete pênaltis assinalados. Na Sul-Americana, Santos e Corinthians tiveram jogos apitados pelo árbitro; pela Libertadores, o venezuelano fez parte de jogos de seis brasileiros, incluindo o Fortaleza nas fases eliminatórias iniciais.
➡️ Bahia vence o Fortaleza em casa, engata a terceira vitória e abre boa vantagem do Z4 do Brasileirão
Apesar do destaque, seu nome não ficou entre os três mais cotados para apitar a decisão da Libertadores. A Conmebol ainda está decidindo entre o chileno Piero Maza, o uruguaio Esteban Ostojich e o colombiano Wilman Roldán, que desponta como favorito no trio.