Medina arranca ’10’ histórico e vai à terceira fase da etapa do Rio do WCT

Campeão mundial de 2014 bate Alex Ribeiro com manobra inédita no Circuito

imagem cameraGabriel Medina se recuperou após derrota na estreia na etapa do Rio de Janeiro (Foto:Divulgação)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 14/05/2016
10:09
Atualizado em 16/05/2016
12:37
Compartilhar

Campeão mundial em 2014, Gabriel Medina voltou a encantar o público neste sábado. Após perder na estreia do Oi Rio Pro, etapa do Brasil do WCT, o surfista arrancou uma nota 10 de encher os olhos no Postinho, que voltou a receber o evento após dois dias em Grumari e outros dois sem ondas. Cinco brasileiros passaram para a terceira fase.

Na bateria contra Alex Ribeiro, válida pela repescagem, Medina conseguiu o primeiro backflip da história do WCT, que lhe rendeu uma nota máxima por unanimidade. O somatório final foi 19,40, contra 7,90 do compatriota. A manobra é uma espécie de mortal para trás, um dos lances mais atraentes da modalidade. O público, em bom número na Barra, fez a festa.

- Sempre quis fazer essa manobra em uma competição. Ninguém tinha dado. No Havaí, na final contra o Adriano, eu quase voltei da manobra e fiquei com isso na cabeça - lembrou Medina, após a bateria.

A surpresa da manhã foi Deivid SIlva, convidado pela organização por ser o melhor brasileiro no WQS (4º), divisão de acesso à elite. O paulista de 21 anos superou ninguém menos que o australiano líder do ranking, Matt Wilkinson, sensação da temporada, por 14,73 contra 14,50. 

Atual campeão mundial, Adriano de Souza também avançou, ao bater Bino Lopes com facilidade, por 13,00 a 4,96. Outros dois brasileiros comemoraram: Miguel Pupo virou no último minuto contra o australiano Adrian Buchand, líder das reclamações do país sobre as ondas e a poluição no Rio, por 13,30 a 11,73. Já Caio Ibelli venceu disputa acirrada contra Jadson André (10,73 a 10,67).

- Comecei nervoso, pois sempre quero agradar à torcida do Rio. Queria ter feito as melhores notas no início, mas elas só vieram no fim - disse Pupo.

Wiggolly Dantas não conseguiu passar pelo australiano Stuart Kennedy, que somou 14,17, contra 11,44 do brasileiro. Ítalo Ferreira, Lucas Silveira, Filipe Toledo e Marco Fernandez já estão garantidos na próxima etapa, por terem vencido na estreia. 

Atualizado às 12h22

Siga o Lance! no Google News