Miguel Pupo manda Gabriel Medina para repescagem
Com a melhor nota da bateria, Pupo apronta e coloca pressão em cima do campeão mundial; John John Florence avança para a terceira fase
- Matéria
- Mais Notícias
Após a disputa das duas vagas para convidados, a última etapa do Circuito Mundial (WCT), Pipe Masters, no Havaí, teve início nesta segunda-feira. Com todos os olhos voltados para a disputa entre John John Florece e Gabriel Medina, quem brilhou foi Miguel Pupo. Com a melhor nota da primeira fase (9,93), o paulista colocou o campeão mundial na repescagem.
Lutando para seguir na etile do surfe no próximo ano (23º no ranking mundial), Pupo conseguiu a virada nos segundos finais da bateria. Após conseguir um tubo clássico de Pipeline no começo da quinta bateria do dia, Miguel demorou para conseguir encontrar a segunda ondulação.
Relacionadas
Enquanto isso, a liderança ficou com o local Benji Brand, que teve um 7,17 como melhor nota. Já Gabriel Medina demorou para embalar. Após um início discreto, ele fabricou um tubo que lhe rendeu 8,50. Medina, porém, não encontrou a segunda onda e amargou a lanterna da bateria. Uma série na reta final da bateria tirou a classificação do havaiano.
- Fiquei feliz por ter vindo aquela onda animal pra mim. Eu estava tentando pegar as direitas do Backdoor e acabou vindo esse tubaço em Pipeline, o que foi até engraçado porque nem eu esperava. Sempre quando você consegue uma nota alta assim, todos sabem que você pode fazer outra. Eu bem que tentei isso, mas não tinha muitas oportunidades para surfar lá fora. Eu meio que cai em algumas ondas, cometi alguns erros, mas finalmente consegui esse tubo no final pra vencer - disse Pupo.
Medina está na primeira bateria da repescagem e encara o local Dusty Payne. Gabriel precisa da vitória para seguir sonhando com o bicampeonato mundial.
Além de Miguel Pupo, Caio Ibelli também mandou um campeão mundial para a repescagem. O alvo foi Adriano de Souza, que ficou na segunda colocação da sétima bateria da primeira fase. A competição ainda marcou o retorno de Kelly Slater, afastado desde a etapa de J-Bay, na África do Sul, devido a uma fratura no pé direito.
John John Florence avança para a terceira fase
Com prancha e camiseta amarelas, o líder do ranking mundial, John John Florence (HAV) não teve uma apresentação brilhante, mas suficiente para avançar direto para a terceira fase. Contra Wiggolly Dantas e Dusty Payne (HAV), o atual campeão mundial respira tranquilo no primeiro dia de competição.
- Eu me senti como uma criança novamente, apenas tentando pegar os tubos lá fora. Todo esse suporte aqui me deixa ainda mais animado. Acabei de descer a praia mais cedo e todos gritando, isso só me deixa mais motivado. Entrar em Pipe este ano está sendo muito diferente do ano passado, porque no ano passado estava mais relaxado com o título mundial já conquistado em Portugal. Então, este ano é uma preparação um pouco diferente, porque o título ainda está em jogo, mas sempre sonhei em disputar o título aqui - afirmou John John.
Com 53,350 pontos no ranking mundial, Florence tem 3.100 pontos de vantagem em relação à Gabriel Medina. O brasileiro precisa, no mínimo, terminar na quinta colocação - dependendo do resultado do havaiano.
Julian e Jordy fazem boa estreia
Também vivos na disputa pelo título da temporada, Julian Wilson (AUS) e Jordy Smith (AFS) mostraram que com fogo nos olhos. O australiano foi o primeiro a entrar na água, com um tubo seguido de um aéreo, Julian conseguiu um 8,00 dos jurados. Ele só não avançou direto para a terceira fase por ter cometido interferência sobre Stuart Kennedy (AUS). A vitória da terceira bateria do dia ficou com Conner Coffin (EUA). Julian está na repescagem.
Já Jordy abriu a quarta bateria da primeira fase com um tubo com alto grau de dificuldade, conseguindo 8,67. Na sequência, ele faturou mais um 7,90 para fechar a somatória em 16,57. O sul-africano conseguiu a maior somatória do dia e não deu chances para Bede Durbidge (AUS) e Ethan Ewing (AUS).
Confira os resultados da primeira fase:
1: Jeremy Flores (FRA)10,17 X Jadson André (BRA) 6,33 X Matt Wilkinson (AUS) 4,67
2: Josh Kerr (AUS) 12,17 X Kanoa Igarashi (EUA) 6,10 X Owen Wright (AUS) 3,37
3: Conner Coffin (EUA) 10,56 X Julian Wilson (AUS) 8,00 X Stuart Kennedy (AUS) 1,50
4: Jordy Smith (AFS) 16,57 X Bede Durbidge (AUS) 11,43 X Ethan Ewing (AUS) 3,00
5: Miguel Pupo (BRA) 14,83 X Benji Brand (HAV) 12,64 X Gabriel Medina (BRA) 12,43
6: John John Florence (HAV) 13,50 X Dusty Payne (HAV) 6,83 X Wiggolly Dantas (BRA) 5,63
7: Caio Ibelli (BRA) 12,83 X Adriano de Souza (BRA) 11,27 X Jack Freestone (AUS) 7,04
8: Kelly Slater (EUA) 12,47 X Joan Duru (FRA) 11,90 X Kolohe Andino (EUA) 7,60
9: Ezekiel Lau (HAV) 10,50 X Filipe Toledo (BRA) 2,00 X Michel Bourez (TAH) 2,00
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias