Rublev é o 1º russo a vencer em Wimbledon 2023: ‘Sentimento especial’

Rublev vence, após banimento de russos e bielorrussos em razão da Guerra na Ucrânia.

Escrito por

Andrey Rublev, 7º da ATP, tornou-se o primeiro russo a vencer uma partida na chave 2023 de Wimbledon, após dominar o australiano Max Purcell, 64º, em 1h35 de partida. Esta edição marca o retorno de atletas da Rússia e Belarus a competição, após banimento em razão da guerra na Ucrânia.

Em uma partida de altos e baixos, Rublev fechou o placar em 6/3 7/5 6/4 tendo convertido seis aces contra oito do australiano, que cometeu 23 erros não forçados contra 26 do russo,  o que disparou 27 bolas vencedoras contra 20 de Purcell.

Partida marcada por pontos curtos, Rublev aproveitou a única chance de quebra que teve na primeira etapa, no sexto game, e abriu 5/2 para administrar. Na segunda etapa, foi a vez do australiano abrir 5/2 no placar quebra no segundo game, mas acabou levando a virada ao ser quebrado sacando para o set.

A virada da parcial foi comentada pelo russo na entrevista após o jogo: “Eu não sei te explicar, mas todos nós queremos vencer em 3 sets diretos e rapidamente. Mas as coisas não serão sempre assim, pois eu estava 5/2 abaixo no placar e na minha cabeça eu estava me preparando para o terceiro set, mas ainda bem fui capaz de dar a volta”.

O terceiro set começou bastante confuso, com os tenistas trocando quebras nos três primeiros games. Com uma quebra de vantagem, Rublev abriu 3/1 e administrou.

“Em primeiro lugar, gostaria de dizer que estou muito feliz de estar de volta depois de uma pausa de 2 anos. Competir em Wimbledon traz sentimentos especiais e vencer o meu primeiro jogo me deixa muito feliz. Jogar aqui, um jogo às 11 da manhã com arquibancadas cheias é um sentimento muito especial”, declarou ele em entrevista ainda em quadra.

Rublev aguarda por definição de rival, que sai do duelo entre o russo Aslan Karatsev e o francês Luca Van Assche.

Siga o Lance! no Google News