Aos 41 anos, Feliciano López se despede do tênis profissional em Mallorca
Ex-top 12 dá adeus ao tênis com campanha que quebrou recordes históricos
- Matéria
- Mais Notícias
O espanhol Feliciano López, ex top 12 da ATP e atual 634º, foi derrotado nas quartas de final do ATP 250 de Mallorca, na Espanha, pelo alemão Yannick Hanfmann, 48º. A partida marca a despedida oficial de López do circuito mundial de tênis.
Contando com apoio da torcida e vindo de 2 duras vitórias, Feliciano López encarou 1h10 de partida e acabou derrotado com placar de 6/2 6/4 tendo cometido as 4 duplas faltas da partida e convertido 6 aces contra 8 do alemão, que venceu 82% dos pontos jogados com seu primeiro serviço, contra 70% de aproveitamento do espanhol.
Na sequência do torneio, Hanfmann aguarda pelo vencedor do duelo entre os franceses Adrian Mannarino e Couetin Moutet, na briga por vaga na grande final.
Apesar da despedida, Feliciano López fez com que sua participação no torneio de Mallorca lhe rendesse 2 novos recordes históricos na carreira. Já na partida de estreia do torneio, Feli tornou-se o quarto maior sacador da história da ATP com 10.261 aces convertidos em mais de 20 anos de circuito. López está atrás apenas do suíço Roger Federer (11.478 aces), do croata Ivo Karlovic (13.728) e do norte-americano John Inser (14.260) em números de saque na carreira.
Já a vitória nas oitavas de final fez com que o espanhol se tornasse o segundo tenista mais velho da história a ser quadrifinalista de um torneio em nível ATP, atrás apenas do norte americano Jimmy Connors que jogou quartas de final aos 42 anos e 9 meses.
Fora das quadras Feliciano López tem carreira como dirigente esportivo. Além do cargo como diretor geral do torneio de Madrid, recentemente, ele foi anunciado como diretor geral das finais da Copa Davis.
Profissional do circuito de tênis desde 1997, Feliciano López conquistou um total de 7 títulos em nível ATP, dos quais, 4 foram conquistados na grama. O maior título da carreira profissional de Feliciano Lopez é o bicampeonato do tradicional ATP 500 de Queen’s, na Inglaterra.
O primeiro título conquistado por Feli, foi ATP de Viena, na Áustria, em 2004; seu último título foi em Queens em 2019.
O espanhol ainda jogou outras 11 finais em nível ATP. López ficou mundialmente conhecido como um jogador que gostava de defender as cores da Espanha. Em Jogos Olímpicos foram 2 disputas em simples, Atenas 2004 e Pequim 2008; nas duplas Feliciano disputou e perdeu a medalha de bronze em Londres 2012 ao lado de David Ferrer. Pela Copa Davis, Feliciano conquistou 5 títulos (2004, 2008, 2009. 2011, e 2019). Sua vitória mais importante foi a vitória nas duplas ao lado de Fernando Verdasco diante dos tchecos Tomas Berdych e Radek Stepanek na grande final em 2009. Àquela vitória nas duplas marcou o título da Espanha.
No circuito de duplas, Feliciano Lopez ergueu 6 títulos sendo o mais importante deles Roland Garros em 2016 ao lado do compatriota Marc López. O soma-se também 11 vice campeonatos, o mais importante deles ou Us Open de 2017
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias