A história foi escrita! Pela primeira vez uma tenista que saiu do qualifying venceu um Grand Slam. A responsável pelo feito é a britânica Emma Raducanu, 150ª do mundo, que abocanhou o troféu do US Open na noite deste sábado, em Nova Iorque. Aos 18 anos, a jovem, que nasceu no Canadá, derrotou a canadense Leylah Fernandez, 73ª colocada, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 6/3 após 1h51min de duração na lotada e elétrica quadra central do Arthur Ashe Stadium para 24 mil pessoas.
Com o título, Raducanu se torna a primeira britânica a vencer um Grand Slam desde Virginia Wade em 1977, em Wimbledon, e a primeira no US Open desde também desde Virginia, em 1968. A campanha da jogadora foi espetacular: venceu seus jogos no quali e todos os sete na chave principal sem perder um único set sequer.
Fernandez, de 19 anos, vinha de bater três top 5, Aryna Sabalenka, Naomi Osaka e Elina Svitolina, na campanha do Aberto dos Estados Unidos. Raducanu irá ao 23º lugar no ranking com a campanha enquanto que Fernandez será a 28ª.
O JOGO
O jogo começou com games super longos e com 3 a 3 no placar tínhamos 40 minutos de disputa. Raducanu abriu uma quebra em 2 a 0, mas cedeu o empate. A britânica usou sua potência nas devoluções e no backhand para quebrar e fechar por 6/4.
No segundo set, Emma esteve nafrente, abriu 5 a 2, teve dois match-points na devolução, no primeiro tomou potente bola da canhota rival e cometeu erro na segunda vez. Fernandez teve break-point no nono game para voltar no jogo, mas Raducanu machucou o joelho, ralou no chão, sangrou e foi obrigada a ser atendida. Após a paralisação , Raducanu salvou dois breaks, fechou com um ace e se deitou em quadra.