Em um comunicado conjunto enviado nesta sexta-feira, a Associação dos Tenistas Profissionais, a ATP, e a Associação das Tenistas Profissionais, a WTA, aplaudiram a decisão do torneio de Wimbledon.
As entidades que cuidam do tênis masculino e feminino falaram em justiça após a permissão dos russos e bielorussos para poderem competir no torneio após serem banidos em 2022 por conta da guerra da Rússia com a Ucrânia que perdura desde fevereiro passado: "Estamos satisfeitos por todos os jogadores terem a oportunidade de competir nos eventos de Wimbledon e LTA neste verão. Foi necessário um esforço colaborativo em todo o esporte para chegar a uma solução viável que protegesse a justiça do jogo. Esta continua sendo uma situação extremamente difícil e gostaríamos de agradecer a Wimbledon e à LTA (Lawn Tennis Association, federação britânica) por seus esforços para alcançar este resultado, reiterando nossa condenação inequívoca da guerra da Rússia contra a Ucrânia", diz o comunicado.
É bom lembrar que as entidades retiraram os pontos do torneio de Wimbledon aos jogadores e ainda retiraram ajuda financeira à LTA no ano passado.