O italiano Matteo Berrettini, 13º do ranking da ATP, segue seu ano mágico no circuito ATP e superou o austríaco Dominic Thiem, quinto, e se garantiu pela primeira vez na carreira na semifinal de um torneio do Masters 1000 em Xangai, na China.
Berrettini jogou muito e precisou de 1h43 para fechar o placar em 7/6 (8) 6/4 tendo convertido seis aces contra seis de Thiem, venceu 81% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 83% de aproveitamento do italiano.
A partida teve um primeiro set muito equilibrado, tendo Berrettini enfrentado um único breakpoi no sétimo game, salvado e forçado o tiebreak, onde foi mais agressivo e cometeu menos erros.
Firme em vantagem no placar o italiano seguiu sólido no saque esperando uma oportunidade para definir e a encontrou no sétimo gane, quando forçou a devolução e quebrou o saque do austríaco, que não se rendeu, salvou dois match-points e o forçou a salvar dois breakpoints no décimo game, mas acabou derrotado.
Na semifinal, Berrettini busca final inédita contra o alemão Alexander Zverev, que vem de vitória sobre o suíço Roger Federer.
Berrettini e Zverev já se enfrentaram duas vezes no circuito profissional, ambas as vezes no saibro de Roma, com uma vitória a cada tenista.
Caso vá a final, Berrettini furará pela primeira vez na carreira a barreira do top 10.