O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou neste domingo os nomes que vão concorrer ao prêmio de Melhor Atleta do Ano na categoria feminina do Prêmio Brasil Olímpico 2023. O nome da vencedora será divulgado no dia 15 de dezembro, em cerimônia no Rio de Janeiro.
Na categoria em questão, destaca-se o nome de Beatriz Haddad Maia, atual 11ª colocada do ranking da WTA. Em 2023, a paulistana teve uma grande temporada com semifinal em Roland Garros e duplo título no WTA Elite Trophy, na simples e nas duplas (com a russa Veronika Kudermetova).
No páreo com a tenista, estão a dupla vice-campeã mundial de vôlei de praia e líder do ranking mundial, Duda e Ana Patrícia. Outra figura muito conhecida também foi indicada na categoria, a ginasta campeã mundial do salto na ginástica artística Rebeca Andrade.
Um colégio eleitoral formado por jornalistas, personalidades do esportes, ex-atletas, patrocinadores, dirigentes e a Comissão de Atletas do COB vão decidir em conjunto a vencedora.
Ainda vão ser anunciados os vencedores de outras categorias importantes: Masculina e Equipes do Ano (masculino e feminino), definidas por colégio eleitoral, também.
A categoria Atleta da Torcida vai contar com a participação do público para ser definida, assim como Retorno do Ano e Revelação do Ano que são inéditas e também terão voto popular para a escolha.