Beatriz Haddad Maia estabeleceu, neste domingo, o novo recorde do tênis feminino nacional no ranking mundial da WTA em simples que foi divulgado com um dia de antecedência por conta do início de Wimbledon nesta segunda-feira.
Semifinalista no WTA 500 de Eastbourne, na Inglaterra, a brasileira subiu uma posição e foi ao 28º lugar superando o 29º de Maria Esther Bueno estabelecido em 1976. É bom lembrar que Maria Esther foi considerada a melhor do mundo na década de 60 quando venceu Wimbledon por três vezes, mas na época não existia um ranking oficial.
Bia passou a italiana Martina Trevisan e foi aos 1782 pontos e nas últimas três semanas subiu vinte posições, quase 30 nos últimos dois meses e começou a temporada apenas como a 83ª colocada.
Bia se torna isolada a quinta melhor ranqueada do país entre homens e mulheres em simples deixando Maria Esther e Luiz Mattar com o 29º posto. Agora ela está atrás de Fernando Meligeni que foi 25º em 1999, Thomaz Koch que foi o 24º em 1974, Thomaz Bellucci que foi o 21º em 2010 e Gustavo Kuerten que foi o melhor do mundo em 2000.
Entre as dez melhores do mundo, a tunisiana Ons Jabeur subiu e virou a vice-líder da WTA atrás apenas de Iga Swiatek.
Entre as brasileiras, Laura Pigossi permaneceu como a 124ª e Carol Meligeni, da ADK Tennis, do Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), subiu três e voltou ao top 200 com o 199º lugar.