A paulistana número 1 do Brasil e 14ª do mundo, Beatriz Haddad Maia, conquistou uma bela virada diante da alemã Anna Lena Friedsam, 91ª, para garantir o primeiro ponto para o país no confronto que vale vaga nas Finais da Billie Jean King Cup.
Buscando o primeiro ponto do confronto jogando na casa das adversárias, no saibro coberto de Stuttgart, Bia Maia pecisou de 2h26 para fecha o placar em 3/6 6/4 6/3 tendo convetido os dois aces da partida, diapado 31 bolas vencedoras contra 19 da alemã, que cometeu 40 errros não-foçados contra 44 da brasileira.
A partida teve um início muito sólido da alemã, que sacando agressivamente e colocando toda sua experiência em quadra abriu 3/0, viu a brasileira tenta reagir e devolver quebra no 7º game, mas seguiu buscando fechar a rede, voltou a romper o serviço de Bia e sacou paa a parcial.
No segundo set, arriscando mais devoluções fundas e buscando a rede, Bia abiu 4/1 com quebra no 4º game, viu a alemã reagir, buscar e igualar a parcial, mas manteve a calma, seguiu buscando alongar trocas e com quebra forçou o set decisivo.
Ali, a brasileira abiu 4/0 com duas quebras, viu a alemã reagir empurrada pela torcida, mas resistiu no fundo de quadra e conquistou nova queba no 8º game, que foi o mais longo do jogo com mais de 10 minutos de disputa e sacou para o jogo.
Ao fim da partida, a brasileira comentou o primeiro ponto do confronto histórico para o Brasil: "Nós sabíamos que não seria difícil vir aqui e jogar contra ela e sua tocida. Anna Lena é uma grande e experiente jogadora. Acho que o ponto chave para alcançar a virada foi me perdoar e seguir lutando, pois não joguei bem no primeiro set. Então eu tive chances no segundo set e fui melhorando durante o jogo".
Questionada sobre as sensações de marcar o primeiro ponto, Bia comentou: "As sensações são ótimas. A competição apenas começou. São cinco pontos a serem jogados e nós vamos lutar todos por isso. Agora vou me recuperar fisicamente".